compartilhe >>

Vereadores voltam a analisar projeto que pede fechamento de portões das escolas em Santa Cruz


Publicado 12/07/2021 06:50
Atualizado 12/07/2021 07:06

Política   MAIS SEGURANÇA

Os vereadores de Santa Cruz voltam a analisar o projeto que estabelece a obrigatoriedade de fechamento de portões das escolas do município. A matéria, proposta pelo vereador Francisco Carlos Smidt (PSDB), retorna à pauta a partir desta segunda-feira (12), após sofrer mudanças na redação.

O projeto original - que ingressou no Legislativo em maio deste ano - contemplava apenas os educandários municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental. No entanto, segundo Carlão, como o objetivo é trazer mais segurança a todos os pais, profissionais da educação, crianças e estudantes, a proposta foi retirada e agora, ampara também escolas particulares e estaduais. "Visto à relevância da matéria, optamos por redigir um novo texto de maneira clara e compreensível para que possa ser aprovado. Até porque todos merecem essa segurança para estudar", destaca. 

Ainda, conforme com o vereador, a intenção é votar o projeto na primeira semana de agosto. Se for aceito e sancionado, entrará em vigor após trinta dias da publicação oficial.

Entenda

Na prática, a proposta prevê a abertura dos portões e demais pontos de acesso aos prédios das Escolas de Educação Infantil e das Escolas de Ensino Fundamental de Santa Cruz somente em período predeterminado pela direção do educandário, no início e ao final dos turnos da manhã e da tarde. Durante o período de realização das atividades educativas e de ensino, o acesso aos prédios e às áreas afins será feito somente com prévia identificação e autorização da direção do educandário. O objetivo é previnir e evitar invasões aos educandários, como o caso ocorrido em uma creche no município de Saudades (SC) no mês de maio deste ano.


Foto: Divulgação
Proposta foi apresentado inicialmente logo após ataque a creche em Saudades, Santa Catarina
Proposta foi apresentado inicialmente logo após ataque a creche em Saudades, Santa Catarina