Feed de Negócios
compartilhe >>

João Dick: criatividade e inovação para empreender


Publicado 08/07/2021 18:57
Atualizado 08/07/2021 19:01

Feed de Negócios   FEED DE NEGÓCIOS

Quem contempla, de forma rasa, algumas das grandes conquistas de João Dick, como a introdução de condomínios fechados em Santa Cruz do Sul, talvez desconheça que inovação, criatividade e busca de soluções estão no DNA deste empreendedor, natural de Linha Nova, de onde saiu aos 12 anos para concluir o Ensino Fundamental no Seminário de Arroio do Meio e, mais tarde, de volta a Santa Cruz, para trabalhar durante o dia em uma autoescola e, à noite, estudar na Escola Ernesto Alves de Oliveira. Se hoje a João Dick Empreendimentos celebra 35 anos de experiência na incorporadora é porque está alicerçada na visualização de oportunidades e satisfação de todas as partes. Foi a empresa que introduziu em Santa Cruz do Sul os condomínios fechados de terrenos, iniciando pelo Costa Norte, o primeiro do interior do Estado.

Antes de construir seu próprio empreendimento, porém, João Dick coleciona boas lembranças. Do trabalho em uma autoescola, ele migrou para a tradicional Ferragem Mailaender e depois surgiu a oportunidade de trabalhar no jornal Folha do Mate, de Venâncio Aires, que encontrou em Dick a possibilidade de se inserir em Santa Cruz. Era ele que cobria eventos e redigia as notícias, fazia a distribuição dos exemplares e, principalmente, vendia publicidade. Ele diverte-se relembrando que só com a comissão que ganhou com o especial do Colono e Motorista comprou uma moto zero quilômetro, “em cima da criatividade”.

Criatividade porque, relata ele, as fumageiras, sempre muito fortes na região, queriam anunciar, mas tinham dificuldade de produzir as mensagens. Numa época em que não existia agência de publicidade, ele utilizou sobrinhos e sua máquina fotográfica para fazer fotos junto a pés de tabaco e estufas e, de forma artesanal, montava as sugestões de anúncios com imagem e dizeres que foram oferecidos para as fumageiras. Tamanho sucesso que concretizou a venda de 40 páginas de publicidade só por ele.

Mas o destino lhe reservava o setor imobiliário e foi na Imobel que deu os primeiros passos, como corretor de imóveis, e depois como gerente do escritório da Cohab, Companhia de Habitação.

CONDOMÍNIOS FECHADOS

Ao fundar sua própria empresa, a João Dick Imóveis, que no ano passado passou a se chamar João Dick Empreendimentos, o santa-cruzense aliou suas características naturais de usar da criatividade, de buscar inovação, soluções e oportunidades para ir além do que já existia na cidade. Inspirado em visita ao condomínio paulista Alphaville, João Dick construiu o Costa Norte, com 180 lotes, em 1990. 

Depois, mais três condomínios horizontais foram concretizados pela construtora e incorporadora: o Costa Leste, o Reserva dos Pássaros e o Serra Azul - esse em parceria com outros empreendedores. No ano de 2017 inovou novamente, trazendo para a cidade o conceito de condomínios verticais, com o Parque Europa, que une a liberdade de uma casa com a praticidade de um apartamento. Tem espaços amplos, um lago de um hectare, pista de caminhada, áreas sociais e esportivas. Os sonhos não pararam ali. Os projetos possuem um viés forte de preservação da natureza e trazem serviços e comércio para bem próximo do morador, e agora um novo condomínio com facilidades e serviços, tudo à mão,o Parque das Nascentes. Outra característica: contemplando moradias para pequenas famílias e espaços para cuidar da parte física, emocional, espiritual e do lazer.

FAZER A DIFERENÇA

Completar 35 anos de empresa em meio a tantas conquistas no setor imobiliário diz muito sobre quem é João Dick, um empreendedor que planeja, sonha alto, desafia quem desacredita, cria oportunidades e soluções. Com bom humor, ele se inspira numa anedota: “Quando alguém morre, São Pedro pergunta: nos lugares em que passou, ficaram melhores ou piores contigo? As pessoas com quem você conviveu, ficaram melhores ou piores contigo? E você cresceu como pessoa?”, questiona ele, que se alimenta dessas perguntas para multiplicar projetos, construir lares e realizar sonhos.

ENDEREÇO NOVO

A João Dick Empreendimentos fica na rua Sete de Setembro, 145, no Centro de Santa Cruz, mas em breve muda para defronte o Parque Europa, um dos grandes feitos da incorporadora.


Foto: Divulgação
Criatividade e busca de soluções estão no DNA de João Dick
Criatividade e busca de soluções estão no DNA de João Dick