Feed de Negócios
compartilhe >>

De uma Variant para o prédio próprio: conheça a história da empresa Extinleal


Publicado 08/07/2021 20:00

Feed de Negócios   FEED DE NEGÓCIOS

Que todo o começo é difícil, isso nós já sabemos. Porém, o fator determinante para conquistar aquilo que se quer está na insistência. Um dos pilares para o crescimento da empresa Extinleal, que atua há 20 em Venâncio Aires. O empreendimento está localizado na RSC-453, quilômetro 5, fornecendo desde o projeto do Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndios (PPCI) a execução dele.

Entretanto, a empresa que abraça quase todo o Rio Grande do Sul, ficando de fora apenas o litoral gaúcho, começou após um empecilho ocorrido em São Paulo. Conforme o empresário Altair de Andrade, depois de trabalhar apenas dois dias no estado paulista e furtarem a sua ferramenta de trabalho, uma Volkswagen Kombi, ele tomou a decisão de retornar ao território gaúcho. Em Pantano Grande, o profissional e seus dois irmãos começaram a vender extintores em uma Vw Variant. O carro passou a ser a própria moradia do trio que dormia dentro do automóvel.

Tempos depois, após abrir a primeira empresa em Pantano Grande, Altair decidiu que era momento de investir em uma sede própria e em um município maior. Dessa forma, visualizou na Capital do Chimarrão um município de grandes oportunidades e de possíveis investimentos. O empreendimento abriu as portas em Venâncio Aires no ano de 1999 em uma antiga casa que havia no local.

Desde então, a Extinleal cresceu exponencialmente, passando de apenas um funcionário para, atualmente, 14 profissionais, além do aumento de frota e de serviços prestados. O empreendimento conta com oficina de manutenção de extintores, sinalização, alarme de incêndio, Equipamentos de Proteção Individual (EPI), além de realizar o projeto do PPCI. Conforme o empresário, a expectativa é de abranger ainda mais os negócios, atendendo também Santa Catarina. 

“No início, as coisas não foram fáceis, mas não baixei a cabeça. A vida tem muitas pedras no caminho, porém elas mais tarde enfeitarão a nossa estrada. Lembro que eu e meus dois irmãos dormíamos dentro da Variant e precisávamos nos revezar. Aí, dois dormiam sentados e um deitado. [...] sempre digo que tudo aqui foi adquirido de forma honesta, sem falcatrua, tudo foi conquistado pelo suor. O bom trabalho ele pode demorar, mas quando vem, ele vem com abundância. Somos muito gratos a Deus”, diz o empresário Altair de Andrade.


Foto: Arquivo Pessoal
 Empresa atua há 20 anos em Venâncio Aires e atende quase todo o Rio Grande do Sul
Empresa atua há 20 anos em Venâncio Aires e atende quase todo o Rio Grande do Sul

Foto: Arquivo Pessoal
Empreendimento abriu as portas em Venâncio Aires em uma antiga casa que havia no local
Empreendimento abriu as portas em Venâncio Aires em uma antiga casa que havia no local

Foto: Arquivo Pessoal
 Com o passar do tempo, houve aumento de frota e de serviços prestados
Com o passar do tempo, houve aumento de frota e de serviços prestados