Com Sabor e Tradição, a melhor cuca de Santa Cruz é da Roque Schuh


Por: Portal Arauto
Fonte: Jornal Arauto
Publicado 06/07/2021 19:49
Atualizado 06/07/2021 19:49

Geral   CONCURSO FESTA DAS CUCAS

Em sua 13ª edição, o tradicional concurso da Melhor Cuca de Santa Cruz do Sul anualmente antecede a Festa das Cucas, que em 2021 chega a sua 21ª edição e ocorre neste fim de semana, dias 10 e 11 de julho, das 10 às 17 horas, em frente ao Parque da Oktoberfest, em formato drive-thru. Nesse ano, o objetivo do concurso era estimular a criatividade e a inovação deste produto típico, mantendo a tradição, a história e a memória deste tradicional prato, reconhecido no Estado e até fora dele.

O concurso da Melhor Cuca ocorreu dia 18 de junho, na Unisc, com a participação de 10 padarias, as mesmas que irão comercializar as delícias no drive-thru durante a Festa das Cucas. A vencedora, Cuca Sabor e Tradição, da Padaria Roque Schuh, destacou a mistura doce com salgado, da cuca com linguiça, regada com fios de ovos. Conforme a sócia e gestora comercial da Roque Schuh, Carolini Schuh Gregis, a padaria participa da Festa das Cucas de Santa Cruz do Sul desde as primeiras edições, quando a festa ainda era muito pequena e acontecia na Praça Matriz da cidade. “Com o passar dos anos, a festa foi se tornando cada vez maior e mais tradicional, sendo o concurso da Melhor Cuca da Festa organizado há mais de 10 anos. Essa competição conta com a participação das padarias participantes da Festa das Cucas”, ressalta a gerente.

Motivação

Em razão da pandemia, a 13ª edição do concurso da Melhor Cuca não foi realizado em 2020. Tal fato serviu como motivação extra para que Carolini e a cunhada Letícia Schuh, sócia e gestora financeira da padaria, pudessem fazer com que a Roque Schuh preparasse uma cuca muito saborosa.

Assim, após a confirmação por parte da RBS TV e do Município de Santa Cruz do Sul de que o evento iria ocorrer em 2021, as sócias começaram a pensar numa maneira de atender a todos os critérios edo concurso. “A gente queria muito ter a nossa cuca como a vencedora. A última vez que havíamos ganhado foi em 2009, quando a nossa Cuca de Iogurte foi a Rainha da Festa das Cucas. Desde lá, sempre fomos alternando entre outras colocações”, frisa Carolini, que então iniciou intensa pesquisa para descobrir a melhor forma de preparar uma vencedora.

Receita de casa

Após muito pensar sobre o concurso, Carolini conta que percebeu que a chave para o sucesso estava dentro da própria padaria. Assim, a sócia apresentou para Letícia a ideia de realizar um concurso interno para definir a cuca que representaria a Padaria Roque Schuh em Santa Cruz. “Eu pensei para mim, a gente tem vários funcionários maravilhosos, que fazem comidas deliciosas, e eles estão literalmente com a mão na massa. Então eu queria ter a participação de mais pessoas, para que pudéssemos com esse evento interno levar uma cuca para representar a padaria no Concurso em Santa Cruz do Sul”, ressalta a gestora comercial. 

Critérios 

Os itens que definiram a cuca vencedora foram: 

Apresentação: os produtos deveriam estar bem acabados e harmonizados. 
Sabor: harmonização dos ingredientes, prevalecendo o equilíbrio e a textura.
Origem: a cuca ser apresentada da forma tradicional, mantendo a história e características do prato típico. 
Criatividade: neste critério foi levado em consideração as matérias-primas utilizadas na fabricação, a composição do produto, utilização de ingredientes inusitados e/ou jamais vistos, prevalecendo a finalização no seu aspecto inovador, assim como aplicabilidade da receita.
Aplicabilidade: questão de ser um produto de fácil preparo, propiciando à padaria produção em escala. 
Conceito: será levado em consideração a justificativa e argumentos de a padaria estar trazendo a iguaria, como sendo a “cuca que mais representa a Festa das Cucas, nos seus 21 anos”. 

Competição interna ajudou na criação da cuca vencedora

Segundo Carolini, foram seis funcionários que se inscreveram no Concurso Mestre Cuca Roque Schuh. Na final, houve empate entre as cucas de Gládis (Coco e Abacaxi) e Carmen (Sabor e Tradição). Dessa forma, buscando representar a Festa das Cucas em sua essência, as sócias Carolini e Letícia resolveram adaptar as duas cucas que foram mais citadas no evento interno. ”Na hora de nos inscrevermos para o concurso, gravei muito o inusitado que falava no regulamento. Então resolvemos alterar um pouco a cuca que a Carmen fez e usar o abacaxi da cuca da Gládis na cuca da Carmen. No fim, acabou ficando perfeito”, ressalta Carolini, que afirma ter sido um trabalho em conjunto de toda a equipe que culminou na melhor cuca de Santa Cruz. “Digo que a Carmen foi quem fez, mas a cuca é de todos da Roque Schuh, pois foram ideias de várias pessoas, sugestões e dicas que formaram a Cuca Sabor e Tradição”, conclui.

Um momento marcante na história da Schuh

Segundo a gestora comercial, a conquista foi muito especial para toda a equipe de funcionários e para a família Schuh. “A soma da nossa energia depositada neste objetivo, com a energia de toda nossa equipe, família e de anjos que nos acompanham, sem dúvida nos ajudou muito. A sensação de vitória é muito boa, sabemos bem da visibilidade conseguida com este evento e o quanto isto é importante para o negócio”, ressalta Carolini.

Na manhã da última sexta-feira, dia 2, a Padaria Roque Schuh participou ao vivo do Programa Bom Dia Rio Grande,  da RBS TV, com audiência para todo o Rio Grande do Sul. Na oportunidade, foi possível ensinar a fazer duas receitas de cuca: a cuca rápida e a cuca tradicional.

A origem do nome

A escolha do nome da cuca campeã envolveu diversos fatores. Segundo Carolini, um deles foi pela cuca representar a 21ª Festa das Cucas, através do seu sabor típico e por estar em um evento tradicional  na região. Ainda, o slogan da padaria Roque Schuh é Sabor e Tradição, o que por fim fez com que fosse possível conciliar todos os critérios avaliativos.

Sucesso

Pouco tempo após ser anunciada como vencedora, a cuca já faz um grande sucesso dentro da Padaria Roque Schuh. Conforme Carolini, a procura pela cuca Sabor e Tradição está muito positiva.  “Pretendíamos segurar até a Festa das Cucas para apresentá-la oficialmente, mas acabamos decidindo por antecipar as vendas. Já estamos aceitando encomendas e a partir de quarta-feira já deve estar a venda nas lojas”, afirma. Além da Cuca Rainha da Festa das Cucas de 2021, é destaque também na padaria a Cuca de Iogurte que foi a Rainha da Festa de 2009 e até hoje é vendida diariamente, sendo procurada também por clientes de outras cidades.

Ingredientes

A cuca Sabor e Tradição foi elaborada utilizando creme de ovos e linguicinha suína Premium Schender para que fosse possível evidenciar o sabor agridoce, muito marcante na Festa das Cucas e na cultura alemã. Foi adicionado também o abacaxi, representando todas as frutas utilizadas antigamente pelos avós em suas saborosas cucas. Além disso, a farofa e a farinha Motasa garantem o sucesso da cuca.

Ainda, nozes crocantes e um toque de noz moscada realçam o sabor da campeã do Concurso da Festa da Cuca. O principal diferencial desta cuca é o sabor defumado da linguiça com as demais especiarias que são usadas no tempero do Streusel.


Foto: Vanessa Paz
Sabor e Tradição foi a vencedora da 13ª edição do Concurso da Melhor Cuca
Sabor e Tradição foi a vencedora da 13ª edição do Concurso da Melhor Cuca

Foto: Divulgação
Funcionários participaram de criatividade e diversão na criação de deliciosas cucas
Funcionários participaram de criatividade e diversão na criação de deliciosas cucas

Foto: Divulgação
Família Schuh na unidade de Santa Cruz
Família Schuh na unidade de Santa Cruz