compartilhe >>

Em Vera Cruz, 32 ruas já têm obras concluídas


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 07/07/2021 07:00
Atualizado 07/07/2021 07:18

Geral   FASE FINAL

Pouco mais de um ano após o início dos trabalhos, a pavimentação com bloquetes de concreto em 32 ruas da área central de Vera Cruz - totalizando mais de sete mil metros - se encaminha para a fase final. Isso porque, sinaliza o secretário de Obras, Saneamento e Trânsito, Samuel Oliveira Mateus, desse total, 25 vias já estão com o calçamento concluído (veja quais são elas no quadro abaixo). E das outras nove anunciadas mais tarde, sete já estão finalizadas. Com isso, o Município totaliza 32 ruas com pavimentação terminada. A expectativa, segundo ele, é de que as melhorias nos demais trechos estejam finalizadas até o fim de setembro - o que depende, sobremaneira, da colaboração do tempo. 

Conforme Samuel, os trabalhos já poderiam ter sido arrematados, contudo, observa que a empresa responsável teve dificuldade em adquirir materiais para execução das obras no início do ano - em função da falta ocasionada pela pandemia. “Se não tivesse a necessidade de parada em janeiro, talvez já estivesse tudo concluído”, acrescenta. 

EM ANDAMENTO

Atualmente, a equipe da secretaria trabalha na preparação da base para o calçamento nas ruas Elvino Helfer e Herbert Schneider - sendo essa etapa de responsabilidade do Município, enquanto que o assentamento do pavimento cabe à empresa vencedora da licitação. Os trabalhos seguem também na Thomaz Gonzaga, com calçamento já iniciado. Já a Pedro José Assmann tem parte da obra concluída, que deve ser retomada. Dessa forma, as ruas que ainda aguardam as melhorias são Ipiranga, Hermann Pechmann e Júlio Wild, que devem ser iniciadas na sequência. 

O investimento provém de financiamento da Caixa Econômica Federal, sendo que a maior parte das obras terá custo do empréstimo revertido ao município pelos proprietários de terrenos, em longo prazo, através da contribuição de melhoria. Com a sobra de recurso do financiamento da primeira leva de ruas anunciadas foi possível contemplar outras nove vias.

Destas, as melhorias ainda são esperadas pelos moradores de trecho da Herbert Schneider - em andamento -, e Martim Francisco, ambas no bairro Imigrantes.  
Se contabilizadas as 32 e as nove ruas que vão receber o calçamento, a área do município com o maior número de vias contempladas é Esmeralda/Centro. No total serão nove trechos pavimentados. 

Ainda, conforme o secretário, devem ser pavimentadas com blocos de concreto neste ano a rua João Emilio Finger, no Rincão da Serra - custeada através de emenda parlamentar -, bem como Leonardo Adiers, no bairro Esmeralda, e Emma Rauber e Heinz Jost, no Centro - feitas no sistema de calçamento comunitário.

AS 32 RUAS JÁ PAVIMENTADAS

Martin Luther em dois trechos; Lauro Raupp; Doli Antônio Holschuh;  trecho da Avenida Nestor Frederico Henn; Professor Rudolfo Wazlawik; Caetano Thiel em dois trechos; Cristóvão Sehnem; Edmundo Ricardo Gruendling; Norberto Otto Wild; Carlos Francisco; Beloni da Silva; Osvaldo Aranha; Professor Fernando Klinger; Cônego José Maria Kroetz; Marechal Floriano Peixoto; Oldegart Schuldt; Dom Pedro I; Francisco José Hoff; Helberg Erhardt Franke; Santo Ipê da Silva; Cândido de Medeiros; Albino Trindade; Ignácio Forsthofer; Afonso Müeller; Oswaldo Schlittler, Eduardo Zinn, Presidente Castelo Branco, Ignácio Forsthofer, Rugart Albers e Ricardo Germano Braatz. 


Foto: Jornal Arauto / Taliana Hickmann
Trabalhos devem seguir até setembro em ruas de Vera Cruz
Trabalhos devem seguir até setembro em ruas de Vera Cruz