Cemas registra entre 10 e 12 novos casos de HIV por semana na área de abrangência de Santa Cruz


Por: Portal Arauto
Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 10/06/2021 17:39
Atualizado 10/06/2021 17:43

Geral   ALERTA

Datas festivas como o dia dos Namorados, celebrado neste sábado (12) são momentos oportunos para a realização de campanhas de prevenção a Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST´s). Anualmente a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), através do Centro Municipal de Atendimento à Sorologia (Cemas), promove em Santa Cruz do Sul, a distribuição de preservativos e de material informativo em bares e restaurantes da cidade. Este ano, mais uma vez, em razão da pandemia de Covid-19, a atividade estará suspensa para evitar contatos e possíveis contaminações.

Mesmo assim, o Cemas aproveita para fazer um alerta e lembrar a importância da prevenção e da realização do teste rápido para detecção precoce de doenças. A cada semana chegam ao serviço entre 10 e 12 novos casos de HIV positivo, referentes aos nove municípios da área de abrangência. “Esse número tem se mantido, não diminui e isso preocupa. E com a pandemia temos tido uma procura ainda menor”, avalia  a enfermeira Micila Chiellie, coordenadora do órgão.

Preservativos estão disponíveis para qualquer pessoa no Cemas,  nos postos de saúde ou nas farmácias do município. Também o teste rápido para detecção de ISTs pode ser feito na unidade de saúde mais perto de casa. “Outra coisa muito importante é a prática de sexo seguro, As pessoas não falam sobre a sua condição sorológica e a condição sorológica do parceiro, na verdade até desconhecem, é um tabu. Hoje não existe mais grupo de risco, o HIV não escolhe sexo, classe social ou orientação sexual. Quem não se previne pode adoecer”, destacou a enfermeira Micila Chiellie.


Foto: Divulgação/Agência Brasil
Cemas alerta para a prevenção de IST`s
Cemas alerta para a prevenção de IST`s