Superlotado, Canil Municipal de Santa Cruz registra queda no número de adoções


Por: Portal Arauto
Publicado 10/06/2021 19:30
Atualizado 10/06/2021 19:34

Geral   SUPERLOTAÇÃO

Não bastasse a superlotação, o baixo índice de adoção de animais tem preocupado os responsáveis pelo Canil Municipal de Santa Cruz do Sul. Nos últimos três meses, houve queda de 24 para 12 na média de adoções, enquanto que o número de recolhimentos se manteve em 34, como relatou o médico veterinário Tiago Marques, em entrevista ao programa Assunto Nosso da Arauto FM. 

Segundo Marques, o canil abriga atualmente 74 animais, todos eles adultos de médio e grande porte. Além disso, o médico veterinário salienta que, muitos desses, são idosos e se tornam "moradores permanentes", o que também acaba sendo um problema. "Nós não podemos ser um local de albergagem definitiva desses animais. Cada cão ou gato que é adotado, permite que possamos atender outros animais em situação de vulnerabilidade e dar o tratamento, fazer a recuperação necessária para que ele possa ser disponibilizado para a adoção", destaca.

Ainda, conforme Marques, os animais que são resgatados - vítima de maus tratos, abandono ou em casos de atropelamento em via pública - pelas equipes do Canil Municipal, são identificados, microchipados, vacinados, vermifugados, testados para leishmaniose, castrados e, após passar por todo esse tratamento, são disponibilizados para a adoção. "Acreditamos que a nossa missão é recolher os animais, preparar, cuidar e recuperar e destiná-los para uma adoção responsável, com uma família preparada para dar carinho, amor, atenção e tudo o que eles precisam o que, certamente, vai ser recíproco", afirma.

Para quem tiver interesse em adotar ou conhecer o Canil Municipal - localizado na Rua Victor Frederico Baumhardt, nº 2581, no Bairro Dona Carlota - atende de segunda à sexta-feira, das 9h30min às 19h. Devido à pandemia, não estão sendo realizadas feiras de adoção e as visitas devem ser feitas por meio de agendamento, pelos fones 3719-1170 (Canil) ou no 3713-8242 (Secretaria do Meio Ambiente). Além disso, a comunidade pode acessar as páginas no Facebook e Instagram. 


Foto: Reprodução/Instagram
Superlotado, Canil Municipal de Santa Cruz registra queda no número de adoções