compartilhe >>

Vacinação contra a Covid-19 é ampliada na região


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 08/06/2021 17:51
Atualizado 08/06/2021 17:51

Covid-19 Geral   COVID-19

Com a chegada de uma nova remessa de vacinas na região, o Vale do Rio Pardo já se mobiliza para que ocorra um avanço na imunização de pessoas entre 18 e 59 anos. Na última semana, os municípios que integram a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde foram contemplados com doses tanto da Astrazeneca quanto da Pfizer. Ao todo, o lote disponibilizado para a região foi de 12.029 doses. Santa Cruz recebeu 426 doses da Pfizer e 3.845 da Astrazeneca. Vera Cruz foi contemplado com 96 da Pfizer e 910 da Astrazeneca. Já Vale do Sol recebeu 48 da Pfizer e 355 da Astrazeneca.

Em Santa Cruz do Sul, a imunização foi ampliada nesta terça-feira (8) para o público sem comorbidades de 55 e 56 anos. Conforme o enfermeiro coordenador do Setor de Imunizações do Município, Roger Rodrigues Peres, a administração municipal avalia de modo contínuo a procura dos diferentes públicos pela vacina, e a depender do número de doses disponíveis, cogita a abertura para novos públicos de acordo com o exposto pelo Ministério da Saúde e as resoluções da Comissão Intergestores Bipartide. 

Segundo Peres, a orientação no momento é de que ocorra a evolução da vacinação por idade. Na última semana, o coordenador relata ter sido realizada uma grande força tarefa para imunizar os profissionais da educação. “Conforme informação repassada pela 13ª CRS, Santa Cruz do Sul teria 3.671 trabalhadores da educação em diferentes níveis. Até esta segunda-feira, havíamos vacinado 3.521 profissionais”, destaca Peres, que afirma ter expectativa de ocorrer um avanço na imunização. “Esperamos que com a chegada de novas remessas e em maior volume, seja possível avançarmos com maior agilidade e contemplarmos mais pessoas”, reforça. Ainda, o Município aguarda o recebimento de doses da Coronavac para completar a imunização de aproximadamente 1.000 pessoas que estão com a segunda dose em atraso.

Vera Cruz

Conforme a secretária de Saúde do Município, Clair Tornquist, atualmente estão sendo vacinados os profissionais da educação. Somando os profissionais da rede estadual e municipal, são ao todo 584 educadores. A vacinação deste grupo está sendo organizada por escolas e turnos, com a expectativa de ser concluída no fim desta semana. Na próxima quarta-feira, dia 9, pessoas com 58 e 59 anos poderão receber  a primeira dose. Na quinta-feira, dia 10, será aberta a vacinação para os vera-cruzenses de 56 e 57 anos e na sexta-feira, dia 11, é a vez do público de 55 e 54 anos. 

A vacinação irá ocorrer apenas no Ginásio do Clube Vera Cruz. Desta maneira, Clair afirma que  uma evolução da imunização em Vera Cruz ocorrerá de acordo com as doses que o Município receber. “Depende do quantitativo de vacinas que receberemos nas próximas remessas. Assim, será possível estabelecer  uma logística de vacinação a fim de imunizar o maior número de pessoas possível”, destaca a Secretária, que revela que 700 pessoas estão com a segunda dose da Coronavac atrasada no município. 

Vale do Sol

De acordo com a Secretária de Saúde do Município, Daiane Larissa Krainovic, a vacinação está sendo realizada em pessoas com comorbidades de 18 a 59 anos, profissionais de educação, gestantes e puérperas, caminhoneiros e motoristas de ônibus, e pessoas sem comorbidades com 45 anos ou mais. As vacinas estão sendo aplicadas em frente ao pavilhão da Comunidade Católica São José, no Centro.  Nesta terça-feira, dia 8,  irá ocorrer das 9 às 11 horas ou enquanto durar o estoque.

Os moradores de qualquer localidade do município, que integram o público-alvo, podem se deslocar até o local para receber a vacina. As doses serão aplicadas através de Drive Thru (enfermeira vai até o veículo). Para a imunização é preciso apresentar CPF, a carteirinha de vacinação e pessoas com comorbidades devem apresentar comprovante da doença (laudo médico, atestado, receita das medicações de uso contínuo atualizada ou carteirinha referente à comorbidade), gestantes e puérperas devem apresentar autorização médica para fazer a vacina; profissionais de educação devem apresentar comprovante da profissão e motoristas devem apresentar CNH e comprovante que exerça a profissão (contrato, folha de pagamento, carteira de trabalho ou CNPJ/Alvará).  Segundo Daiane, atualmente em Vale do Sol 92 pessoas estão com a segunda dose da Coronavac em atraso.

Para quem for fazer a primeira dose da vacina, será possível doar 1kg de alimento não perecível. As doações serão repassadas às pessoas em vulnerabilidade social do município. 

 


Foto: Gabriel Fuelber/Jornal Arauto
Imunização para o público em geral voltou a ser realizada nos municípios da região
Imunização para o público em geral voltou a ser realizada nos municípios da região