compartilhe >>

Santa Cruz registra sete mortes no trânsito em 2021


Publicado 18/06/2021 06:39
Atualizado 18/06/2021 11:43

Polícia   LEVANTAMENTO

Os acidentes de trânsito continuam fazendo dezenas de vítimas no país todos os dias e ainda são uma das principais causas de mortes. Em Santa Cruz do Sul, acidentes de trânsito, seja com lesões ou não, são registrados com frequência e tanto a Fiscalização de Trânsito da Prefeitura quanto a Brigada Militar não têm medido esforços para inibir esse tipo de ocorrência. 

Mesmo que Santa Cruz tenha registrado uma redução no número de acidentes com lesões de janeiro a maio deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado, a quantidade de mortes neste ano é maior em cinco meses se comparado ao mesmo período de 2020. Santa Cruz contabilizou sete mortes no trânsito neste ano, enquanto no ano passado, de janeiro a dezembro, foram registradas 13 mortes e de janeiro a maio, cinco óbitos. Os acidentes de trânsito na área urbana município, na sua grande maioria, acontecem no Centro, seguido pela BR-471 e Distrito Industrial, Bairro Arroio Grande e Universitário. Os números não contabilizam colisões na RSC-287, de competência do Comando Rodoviário da Brigada Militar.

LEVANTAMENTO

De acordo com levantamento realizado pela Brigada Militar, em 2020, ao longo de todo o ano, Santa Cruz teve 1.495 acidentes de trânsito, enquanto de janeiro e maio deste ano foram 637. Em relação aos acidentes com lesões, em um recorte de janeiro a maio de 2021 foram 157 registros e no ano passado, no mesmo período, foram 377. 

O número de acidentes apenas com danos materiais saltou muito neste ano em comparação ao mesmo período de 2020, isso porque enquanto em 2021 foram contabilizados 427, em 2020 foram 186, entre janeiro e maio. 

Fugas do local do acidente também foram contabilizadas pela Brigada Militar. Apenas neste ano foram 46 registros, número semelhante no que se refere ao mesmo período do ano anterior, quando houve 44 fugas de janeiro a maio. 

Conforme o capitão Rafael Menezes, usar celular enquanto dirige é um dos principais fatores que acarretam acidentes no município. No ano passado, por exemplo, a Brigada Militar registrou 531 ocorrências de pessoas falando no celular, enquanto neste ano foram 209 registros. Segundo ele, com o intuito de reduzir o número de acidentes em Santa Cruz, a Brigada Militar tem aumentado a fiscalização e apostado na visibilidade e presença policial nas ruas, o que inibe por si só a imprudência de alguns condutores e também aumentam a fiscalização. 

Segundo o coordenador do Departamento de Fiscalização de Trânsito, Cassiano Rauber, a Prefeitura de Santa Cruz tem trabalhando na fiscalização preventiva, fazendo com que agentes atuem em pontos mais críticos. "Trabalhamos inicialmente com intuito educativo, mas também trabalhamos com estudos técnicos onde visamos primeiramente a segurança e mobilidade, aplicando redutores de velocidade, elevadas, quebra molas, troca de mãos de ruas", destaca. Ainda de acordo com ele, os principais problemas no trânsito de Santa Cruz estão relacionados à falta de atenção e alguns pontos de congestionamento que já estão em estudo para melhorias.


Foto: Divulgação / PRF
 Centro, BR-471, Arroio Grande e Universitário são os locais que mais registram acidentes de trânsito no município
Centro, BR-471, Arroio Grande e Universitário são os locais que mais registram acidentes de trânsito no município