compartilhe >>

Corpus Christi de sentido renovado


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 02/06/2021 10:51
Atualizado 02/06/2021 10:51

Geral   RELIGIOSIDADE

Corpus Christi significa Corpo de Cristo, e o que a Igreja Católica celebra nesta quinta-feira (3). A data também é conhecida pelos tapetes coloridos confeccionados nas ruas de todo o mundo. Por conta da pandemia da Covid-19, assim como já ocorreu em 2020, a celebração ganhou um novo formato. Os tapetes e as tradicionais procissões deram lugar às ações beneficentes. Em 2021, mais uma vez a Diocese de Santa Cruz do Sul prepara ações de doações de mantimentos, agasalhos e cobertores. “A festa de Corpus Christi, na verdade, é um momento em que nós, cristãos católicos, lembramos a presença de Cristo na eucaristia. No pão e no vinho depois da consagração. Afirmamos essa presença contínua de Cristo”, lembra o assessor de imprensa da Diocese de Santa Cruz do Sul, padre Roque Hammes.

Neste ano, a igreja pretende seguir com as celebrações diferentes, ainda por conta da pandemia, conforme ressalta o padre. “Temos a característica de ter uma procissão, que é uma manifestação pública dizendo que nós acreditamos na presença de Cristo na Eucaristia. Queremos que a cidade se una em torno de Jesus Cristo. Temos também a tradição dos tapetes, que já existe há muito tempo, pra dizer que Cristo merece o melhor. Para dizer que por ali Ele passa, com os pobres como quando Jesus entrou em Jerusalém. Nós também queremos acolher Jesus e por isso resolvemos fazer um caminho especial pra Ele. Agora, nos últimos anos, começou-se a substituir os tapetes por doações, que depois são entregues aos mais necessitados”, salienta o padre.

Hammes ainda explica que neste ano a data será lembrada pela motivação de Jesus Cristo. “Este ano a motivação toda é que se faça a procissão da Eucaristia, então tem lugares que irão fazer a procissão, mas que se faça a missa na igreja e se levem donativos. Nosso grande tapete será feito de alimentos, que depois serão distribuídos aos mais necessitados. Também estamos recolhendo materiais de higiene e roupas. O grande tapete que oferecemos a Jesus Cristo será de atenção aos que muitas vezes não têm a oportunidade de ter uma roupa quente ou alimento na mesa, por exemplo”, destaca.

Além disso, o padre encerrou convidando os fiéis para realizarem, cada um da sua forma, as demostrações de fé. “Estamos no início do inverno, devemos lembrar que por cima do tapete passa o padre ou o bispo que carrega consigo o Cristo da Eucaristia. Queremos que cada um reflita e festeje o Cristo que habita entre nós. Ele permanece vivo no coração de cada um e queremos que esse Cristo seja repassado, com os gestos de bondade e caridade para aqueles que mais precisam”, convoca.

Santa Cruz do Sul

Em Santa Cruz do Sul, a programação começa na Catedral São João Batista, com uma missa presidida pelo Bispo da Diocese Dom Aloísio Alberto Dilli, na quinta-feira, às 9 horas. A missa terá concelebrada de todos os padres da cidade.

No entanto, de acordo com Roque Hammes, além dos donativos, que poderão ser entregues durante a celebração, já durante esta semana os fiéis podem contribuir com roupas, alimentos e materiais de higiene. Durante a tarde e a noite, as celebrações ocorrerão nas paróquias e igrejas do Município.

Vera Cruz

Em Vera Cruz, a missa de Corpus Christi será realizada na quinta-feira, às 9 horas, na Igreja Matriz Santa Teresa. Durante a celebração, os fiéis estão convidados a doar, como gesto de solidariedade, roupas de inverno, alimentos não perecíveis e materiais de higiene.


Foto: Arquivo Jornal Arauto
Fiéis são convidados a fazer doações em prol dos necessitados
Fiéis são convidados a fazer doações em prol dos necessitados