compartilhe >>

Comércio de Santa Cruz e Vera Cruz na expectativa para as vendas do Dia dos Namorados


Publicado 07/06/2021 07:00
Atualizado 07/06/2021 09:04

Geral   DATA COMEMORATIVA

Após o Dia das Mães comemorado em maio, o comércio se prepara para as vendas de uma nova data comemorativa, o Dia dos Namorados, celebrado em 12 de junho. Mesmo que não seja a data que mais impulsione o comércio, a expectativa dos lojistas de Santa Cruz e Vera Cruz é de que seja registrado um incremento nas vendas. 

De acordo com o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Cruz do Sul, Ricardo Bartz, e o presidente da Associação, Comercial, Industrial Serviços e Agropecuária (Acisa) de Vera Cruz, Rafael Iser Barbosa da Silva, para que seja possível manter o fluxo de caixa em meio à pandemia, os lojistas têm buscado diferentes alternativas. Entre elas está a aposta na divulgação dos produtos pelas redes sociais, decoração das vitrines, além de diversas promoções. 

Em relação às vendas do Dia dos Namorados, Ricardo ressalta que não deve ser registrado um aumento tão significativo em relação ao Dia das Mães - a segunda data que mais movimenta o comércio. Contudo, a expectativa existe e as vendas devem se intensificar alguns dias antes da data: "Nós esperamos um aumento nas vendas, até porque é uma necessidade das operações. Está todo mundo trabalhando forte em promoções e redes sociais".

Rafael diz que o movimento também deve ser maior nos próximos dias, mas aponta que as lojas de Vera Cruz já percebem a procura. “É uma data que está atrelada também a mudança de temperatura. Dessa forma, procura-se opções para presentear e aproveita-se para fazer a mudança que a estação pede no guarda-roupa. Assim, acreditamos que as vendas vão ter crescimento entre 20 a 25% em relação a 2020, até porque a cidade dispõe de tudo o que os namorados precisam. Assim, esperamos que os consumidores apostem e auxiliem o comércio local a incrementar as vendas”, pondera.

MOVIMENTAÇÃO

Segundo o presidente da CDL, a data movimenta os diferentes segmentos do mercado, mas existem aqueles em que o movimento é mais intenso, que é o caso das lojas que vendem perfumarias, roupas, cosméticos, joias, flores, além de bares e restaurantes. Uma pesquisa sobre a expectativa de vendas e o cenário do comércio local para o Dia dos Namorados deve ser lançada nos próximos dias, conforme Ricardo. 

A expectativa de uma maior movimentação em função do Dia dos Namorados também existe para o proprietário da Clip Graffite, Wilson Jorge Fengler. Segundo ele, a procura mais intensa pelos presentes alusivos à data deve ser registrada a partir da próxima semana, mas alguns itens já tiveram saída.

Entre os presentes mais procurados, conforme ele, estão os ursos de pelúcia e almofadas de coração, além de cestas com vinhos, uma das bebidas típicas do inverno. Na unidade Grafitte Festas, os balões personalizados enchidos com gás élio estão encomendados e também têm se tornado uma opção de presente para o Dia dos Namorados. Conforme o proprietário, a data sempre movimenta a loja e espera-se, neste ano, uma quantidade maior de vendas em comparação ao ano passado. 

O gerente financeiro da Boticarário, Raul Waechter, destaca que as vendas diretas das perfumarias começaram a ser realizadas já faz três semanas. A aposta tem sido no lançamento dos perfumes e nos kits temáticos - os quais acabam sendo mais em conta e sempre têm saída.

Ainda em relação às vendas diretas, 80% dos kits já foram comercializados, enquanto na loja 20% foram vendidos. A expectativa, conforme ele, é de que haja um acréscimo de 7% nas vendas em relação ao ano passado. O gerente financeiro também destaca que o Dia dos Namorados é a terceira data que mais movimenta o empreendimento. "Como na pandemia as pessoas não estão gastando tanto com outras coisas, acabam investindo mais nas datas comemorativas e impulsionando as vendas no comércio local", comenta. 

No segmento de flores, a florista Denise Hoesker explica que a Casa Flor – localizada na Capital das Gincanas - já sente nos últimos meses uma recuperação nas vendas e, dessa forma, acredita que haverá acréscimo nas vendas para o Dia dos Namorados. Segundo Denise, as mulheres têm se antecipado e já realizam a compra e a reserva de opções, como as cestas. “Normalmente os homens deixam pra última hora. Muitos já ligaram, mas a grande maioria vai vir na quinta, sexta e sábado”, diz a florista, ao citar que o buquê de rosa vermelha – opção mais tradicional para a data – deve ter maior procura. “Aí vale de tudo, desde uma rosa decorada, acompanhada de um mimo como chocolate ou de uma pelúcia. Esse ano tem-se apostado muito nas mensagens e declarações de amor junto às flores e cestas”, complementa.

REFEIÇÃO PARA DOIS

Outro destaque no Dia dos Namorados fica por conta dos jantares ou piqueniques a dois. A exemplo, o Back Café - administrado por Maurício Schnorr Back em Vera Cruz- realiza há três anos uma noite especial para os casais. Segundo Maurício, a ideia é que os namorados encontrem um espaço diferente, decorado com flores, corações e com iluminação romântica - no estilo que a data pede. “Precisa ser uma noite única para os casais, por isso, também preparamos um cardápio diferente. Nesse ano, teremos um buffet especial, com receitas como risoto e massas, que saborizam com vinho, além de sobremesa diferenciada. E para deixar o clima ainda mais romântico, apostamos na apresentação de um músico que irá tocar sax para os casais”, revela.

QUE TAL UM PIQUENIQUE?

A venda de doces e comemorações na caixa tem sido um sucesso na pandemia e, no Dia dos Namorados, é um chamarisco para os casais que preferem fazer uma refeição em espaços mais reservados – como em casa ou um piquenique ao ar livre. Pensando nisso, Amanda Winkelmann e Daniela Alves resolveram apostar na comercialização de cestas – que acompanham mini bolo, bebidas, docinhos, salgados, corações recheados, entre outros itens - e kits de doces para os apaixonados de Santa Cruz e Vera Cruz. “Pensamos em disponibilizar opções em valores diversos, até porque estamos passando por um momento delicado pela pandemia. A procura tem sido relativamente boa e por casais de várias idades. Acreditamos que muitas pessoas optam por esses kits pela facilidade, simplicidade e carinho que colocamos em cada item”, frisam as sócias.


Foto: Kethlin Meurer / Portal Arauto
Lojistas apostam em promoções para atrair clientes
Lojistas apostam em promoções para atrair clientes

Foto: Kethlin Meurer / Portal Arauto
Movimento mais intenso é esperado a partir da próxima semana pelos lojistas de Santa Cruz
Movimento mais intenso é esperado a partir da próxima semana pelos lojistas de Santa Cruz