Vera Cruz planeja desenvolver trajeto para ciclistas nos principais pontos turísticos do município


Por: Portal Arauto
Fonte: Jornal Arauto
Publicado 01/06/2021 06:52
Atualizado 01/06/2021 06:53

Esportes   SAÚDE

Uma ideia que pode revolucionar o turismo em Vera Cruz, a implementação de uma Rota Cicloturística está sendo debatida entre a Associação Gaúcha de Cicloturismo (Agacitur) e a Secretaria de Cultura, Turismo, Esportes e Lazer do Município. Ainda em fase de estudos, o projeto prevê expandir o número de visitantes ao município, fomentar o comércio local e propiciar para os adeptos locais mais conforto e segurança para a prática do esporte.

Conforme o responsável pela Secretaria de Cultura, Turismo, Esportes e Lazer, Rafael Moraes, a ideia é unir o útil ao agradável. “A proposta tem como objetivo oferecer uma rota para que os adeptos do ciclismo possam circular pelo interior e conhecer pontos turísticos do município, além de locais para aquisição de produtos coloniais. Para dar suporte aos visitantes, teremos nestes trajetos pontos para reposição de água e descanso”, salienta o Secretário.

De acordo com o dirigente da equipe de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer,  Cristiano da Roza (Taxinha) a proposta trará inúmeros benefícios para o Município. “Nosso interior é rico em paisagens que atraem os ciclistas. A possibilidade de interação do ciclista com o produtor rural, com as agroindústrias, com pequenos comércios,  com pontos turísticos e paradouros tende a tornar o passeio ainda mais gratificante”, destaca o dirigente.

Investimento

Segundo Moraes, o aporte financeiro necessário para que o projeto possa acontecer ainda não está definido. “São necessários investimentos em sinalização,  divulgação e também um trabalho junto aos moradores e comerciantes para trabalhar a questão de receptividade dos cicloturistas. Ainda não temos valores calculados, mas assim que estivermos com o planejamento definido, entraremos com o projeto na Câmara de Vereadores”, destaca o Secretário, que afirma ter estreitado laços com a Agacitur para que fosse possível ter um entendimento maior do cicloturismo da região. “A participação da Agacitur é importante, pois o conhecimento da entidade com o esporte pode ajudar no projeto. Além disso, a experiência no auxílio ao desenvolvimento das rotas em outros municípios e até  mesmo uma posterior divulgação também são fatores importantes”, destaca.

Agacitur

Conforme o presidente da entidade, Luiz Maganini Faccin, a implementação de uma rota cicloturística exige um trabalho bem aprimorado, sendo necessário a demarcação e o mapeamento de um trajeto que leve em consideração normas específicas, distâncias, beleza e atrações turísticas dos locais visitados.

Com uma proposta que visa um trabalho em conjunto entre a Agacitur e a Administração Municipal, Faccin ressalta que a entidade irá auxiliar a Prefeitura para que a rota seja bem definida. “Esperamos iniciar um trabalho de parceria e assessoria para os municípios e outras entidades, com finalidade de criação de rotas de cicloturismo, principalmente no que diz respeito à parte técnica e experiência de cicloturismo, que é a base da associação”, frisa.

Ainda de acordo com Faccin, os investimentos no projeto podem ser obtidos das mais diferentes formas. “Existem várias formas de financiamento e obtenção de recursos para elaboração de uma rota.
Podem ser utilizados recursos públicos, recursos privados, parcerias público-privadas e também parcerias com outras entidades, que devem contribuir para a qualificação dos estabelecimentos comerciais, como a Emater e o Sebrae”
, salienta Faccin.

Atualmente o projeto está em fase de estudos, o que ainda impossibilita uma definição de data para que seja concluído e colocado em prática. Conforme o presidente, o projeto trará muitos benefícios para a comunidade. “Uma rota cicloturística propiciará a união e a capacitação de agricultores, empresas familiares, pequenos comerciantes, pousadas,  que poderão se organizar para o recebimento destes turistas, que por sua vez vão gerar renda para estas pessoas da comunidade”, conclui Faccin.


Foto: Liliane Regert/Grupo Arauto
Município e Agacitur planejam desenvolver trajeto para cicloturistas nos principais pontos turísticos do município
Município e Agacitur planejam desenvolver trajeto para cicloturistas nos principais pontos turísticos do município