Corede VRP decide prorrogar mandato dos membros e da diretoria por até um ano


Por: Portal Arauto
Fonte: Case Marketing
Publicado 31/05/2021 16:03
Atualizado 31/05/2021 16:50

Política   VALE DO RIO PARDO

Por meio de uma assembleia realizada por videoconferência nesta segunda-feira (31), o Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP) resolveu estender o mandato dos membros da Assembleia Geral Regional e da Diretoria Executiva por até um ano.

A assembleia do Corede VRP é composta por um grupo de 128 membros, dos quais 98 são membros natos – prefeitos, presidentes de Câmara, presidentes dos Comudes, entre outros. Outros 30 membros são indicações da sociedade civil organizada, como sindicatos, associações comerciais, empresariais, cooperativas, entre outros.

Víamos nisso o problema maior, pois são indicações de determinados segmentos, que teriam dificuldade de escolha sem a forma presencial”, justificou Petry. Para escolher os representantes como dos membros da Assembleia Geral Regional deveria ser realizada uma Assembleia Geral Ampliada, o que exigiria uma aglomeração muito grande de pessoas, se tornando inviável neste momento, em função da pandemia. 

O vice-presidente do Corede VRP, professor Angelo Hoff, salientou que "todos estão seguros em fazer este movimento, porque foi algo debatido nos Comudes”, citou. O ex-prefeito de Candelária e integrante do Comude daquele município, Paulo Butzge, salientou que o momento não é pertinente para realizar uma assembleia presencial. “Como a diretoria formada já está inserida nos anseios da região na questão da pandemia, é salutar prorrogar o seu mandato”, disse. 

Já o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa destacou que os encaminhamentos que estão sendo dados estão alicerçados naquilo que a região pensa. Além da prorrogação do mandato, a assembleia também decidiu que os encontros podem ser de modo presencial ou vídeo-conferência, mantendo seu caráter oficial. 

Frente Parlamentar

Outro assunto tratado foi a Frente Parlamentar pelo fomento da Economia no Estado, que foi criada pela Assembleia Legislativa. O deputado Clair Kuhn convocou os Coredes para participar deste processo, sendo que o presidente Heitor Petry sugeriu de se fazer um levantamento das demandas e sugestões da região para levar a um futuro encontro. 
Já em relação à Consulta Popular, Petry destacou que estão tramitando projetos e pagamentos relacionais à Agricultura pelo Governo do Estado, referentes à CP 2018/ 2019. Quanto à CP 2021 existe um movimento do Governo do Estado, que pretende agora abrir uma plataforma para que o cidadão possa opinar e dar sua sugestão sobre o que vai ser contemplado. “Hoje, os projetos que são votados, precisam estar no Plano Estratégico Regional e questiono se pela nova sistemática, os projetos que a população indicar, terão o mesmo peso do que aqueles que já foram debatidos pelos Coredes”, questionou. Ainda não existe um cronograma quanto à nova edição da Consulta Popular, que deve ser conhecido nos próximos dias.

DIRETORIA EXECUTIVA

  • Presidente: Heitor Álvaro Petry
  • Vice-Presidente: Angelo Hoff
  • Secretário: Armando Mayerhofer
  • 2ª Secretária: Albino Oto Gewehr 
  • Tesoureiro: Vilmar de Oliveira
  • 2º Tesoureiro: Marciano Ravanello

CONSELHO FISCAL
Titulares: 

  • Jalila Stahl Böhm Heinemann 
  • Sandra Marisa Roesch Backes
  • Carlos Corrêa da Rosa 

Suplentes: 

  • Mauricio Bevilaqua 
  • Lenio Augusto Trevisan 
  • Bruno Eugenio Mahl

Foto: Divulgação/CaseMKT
Decisão foi tomada durante assembleia virtual
Decisão foi tomada durante assembleia virtual