compartilhe >>

Vereador busca recursos para ampliar Parque da Gruta em 20 hectares


Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 28/05/2021 17:19
Atualizado 28/05/2021 17:22

Política   MEIO AMBIENTE

O vereador Gerson Trevisan (PSDB) encaminhou requerimentos ao Ministério do Meio Ambiente e à Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura para que o município seja contemplado com recursos para serem aplicados no Parque da Gruta. A ideia, segundo Trevisan, é buscar junto aos órgãos recursos de medidas compensatórias ambientais ou da própria pasta, para a ampliação do Parque da Gruta em 20 hectares.

O Parque da Gruta está inserido no Cinturão Verde, que é uma área de uso restrito de 465 hectares, criado em 26 de maio de 1994, com o objetivo de preservar os recursos naturais. O espaço, segundo Trevisan, é o “escudo protetor do próprio Cinturão Verde”. Possui uma área de 17,4 hectares, que estão sob a proteção legal para exploração imobiliária. A intenção, segundo o vereador, é dobrar a área do parque pois assim se estará ampliando os limites desta possível e gradual ocupação destas áreas ora protegidas. “O Parque da Gruta está localizado a dois quilômetros do centro de Santa Cruz do Sul e possui uma flora e fauna exuberantes. O local tem admiradores de todas as partes do País e fora dele, além de transformar-se num dos cartões postais do município”, justifica.

A busca de recursos para a ampliação do local, se justifica também pelo crescimento do número de freqüentadores, que buscam maior contato com a natureza nos seus dias de descanso e lazer.


Foto: Divulgação
Gerson Trevisan encaminha pedido de recursos para o Parque da Gruta
Gerson Trevisan encaminha pedido de recursos para o Parque da Gruta