compartilhe >>

Santa Cruz Futsal representará o município nas competições profissionais na temporada 2021


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 29/05/2021 17:00

Geral   FUTSAL GAÚCHO

Com o encerramento das atividades da Assaf, Santa Cruz do Sul não contava mais com clubes profissionais que representassem o município nas competições estaduais ou nacionais. No entanto, a lacuna deixada pela Assaf foi preenchida com a criação do Santa Cruz Futsal no final de 2019, sendo oficializada somente no início de 2020 pelo professor Cléber Pereira e por Paulo Bauer.

Conforme o conselheiro e também atleta da nova equipe, Tiago Rodrigues Varreira, a criação do Santa Cruz Futsal teve como objetivo evitar que a modalidade perdesse espaço no cenário municipal. “Aqueles que criaram a equipe tiveram a ideia de fundar uma entidade que pense no alto rendimento, no social, na inclusão e base. Com um planejamento a longo prazo, para participar de competições em nível nacional”, ressalta Varreira.

Representatividade

Para se aproximar do torcedor e estreitar laços com a cidade, a equipe terá em suas cores, símbolo e nome referências de Santa Cruz. “O clube tem as cores do brasão do município, que são branco, azul e vermelho, e também o nome da entidades em homenagem a nossa cidade. A camisa oficial também irá levar em degradê um dos maiores símbolos de Santa Cruz: a  Catedral São João Batista”, reforça o conselheiro.

Conforme Varreira, o grupo que representará os santa-cruzenses no Gauchão de Futsal 2021 será formado principalmente por atletas da região. “Hoje nosso elenco conta com atletas de Santa Cruz do Sul, Vera Cruz e Encruzilhada do Sul. Temos jogadores do nosso município, tanto da cidade como do interior”, ressalta o jogador de 36 anos,  que revela que a equipe santa-cruzense tem 16 atletas de linha e quatro goleiros já contratados para a disputa do campeonato estadual,  que inicia no dia 5 de junho e tem final prevista para o dia 18 de dezembro.

Preparação segue intensa no Poliesportivo

Responsável por comandar a equipe santa-cruzense na temporada 2021, Jorge Luiz Rech afirma que os treinamentos do time já estão ocorrendo há mais de um mês. Depois de iniciar a preparação com treinos físicos, a comissão técnica apostou em treinamentos técnicos e táticos para que os atletas pudessem se adaptar à metodologia de trabalho da comissão técnica. “Já estamos conseguindo introduzir aos atletas o que temos em mente. Desta forma, a gente está adequando nossas ideias com base nos jogadores que temos disponíveis em nosso plantel”, ressalta Rech, que terá nesta temporada a sua primeira experiência dirigindo uma equipe profissional de futsal em competições de nível estadual.

Sobre a expectativa na competição, o técnico revela estar almejando a classificação. “Não queremos ser apenas figurantes. A gente quer representar bem a cidade e a nossa entidade”, ressalta o treinador da equipe santa-cruzense. 

Objetivo do Santa Cruz Futsal é ter um projeto de longo prazo no município

Apostando no apoio da comunidade local, Varreira revela que o clube busca ser referência na questão de inclusão e formação de atletas, além de se tornar uma equipe forte no cenário do futsal estadual. “É um projeto de longo prazo, pensamos muito no social e na inclusão. Fechamos a parceria com a Escola Rosário para ter um núcleo de jogadores deficientes auditivos, onde já possuímos uma equipe adulta.  Na base queremos ser um centro formador, auxiliando os jovens para que se tornem  bons cidadãos, com educação e respeito ao próximo. Já a equipe adulta profissional será o espelho para os mais jovens”, destaca o conselheiro.

Atualmente, o clube já está apostando em patrocínios pontuais que possam viabilizar o projeto. “Fizemos um planejamento de angariar recursos na economia local, em empresas pontuais, pois sabemos que 80% do comércio vêm passando por dificuldades por causa das restrições em decorrência da pandemia”, salienta Varreira. Em um primeiro momento, os jogos do Gauchão de Futsal serão sem público, mas transmitidos - um por rodada na TV aberta e outros por streaming EAV TV e na TV do Gauchão. Ainda, o clube negocia com empresas locais para que seja possível ocorrer a transmissão de partidas pela página da equipe no Facebook.

Após folgar na rodada inaugural, o Santa Cruz estreia no dia 12 de junho contra o Guarani, em Frederico Westphalen. O Santa Cruz Futsal está no Grupo B da competição, juntamente com ACBF (Carlos Barbosa), Alaf (Lajeado), Assoeva (Venâncio Aires), Canoense (Canoas), Cometa (Rodeio Bonito), Guarani (Frederico Westphalen), Guarany (Espumoso) e Itaqui.

 


Foto: Gabriel Fuelber/Jornal Arauto
Varreira se divide entre a função de atleta e dirigente da equipe santa-cruzense
Varreira se divide entre a função de atleta e dirigente da equipe santa-cruzense