Grupo protesta em frente à Corsan contra a PEC 280


Por: Portal Arauto
Publicado 25/05/2021 10:17
Atualizado 25/05/2021 10:51

Geral   SANTA CRUZ

Um protesto contra a PEC 280/2019 é realizado nesta terça-feira (25) em frente à Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) em Santa Cruz do Sul. A manifestação ocorre no mesmo dia em que a pauta entra em votação em segundo turno na Assembleia Legislativa. A Proposta de Emenda à Constituição propõe a retirada da obrigatoriedade de plebiscito para a privatização das estatais Corsan, Banrisul e Procergs.

De acordo com a representante da Comissão de Mulheres da Regional do Sindiágua, Jacyara Rosa da Cunha, a mobilização é pacífica e não altera os serviços desempenhados pela companhia no município. "O Governo simplesmente quer atropelar e não escutar a população e nem os municípios. A nossa empresa, a Corsan, é superavitária. Então, não haveria necessidade de ter feito isso, sem prestar maiores informações. Além disso, pelo que temos acompanhado em lives da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurgs), os próprios deputados não têm o conhecimento do real motivo do governador querer efetuar a venda da Corsan", destaca.

A manifestação, organizada pelo Sindiágua/RS, também ocorre em outros municípios do Rio Grande do Sul. Segundo o presidente da entidade, Arilson Wünsch, é triste que neste momento de pandemia o governo queira retirar direitos dos gaúchos. "Querem entregar nossas estatais e desestruturar a Corsan que funciona, ao invés de cuidar do povo”, afirma. 

Em Santa Cruz do Sul, a paralisação solidária também arrecadou alimentos e agasalhos para famílias carentes.


Foto: Divulgação
Grupo se reuniu em frente à sede da companhia
Grupo se reuniu em frente à sede da companhia

Foto: Guilherme Bica/Portal Arauto
Manifestação em Santa Cruz do Sul
Manifestação em Santa Cruz do Sul