Vera Cruz realiza nesta semana a VII Conferência Municipal de Saúde


Por: Portal Arauto
Fonte: Jornal Arauto
Publicado 25/05/2021 20:30

Geral   PARTICIPE

Nesta sexta e sábado, dias 28 e 29, será realizada a VII Conferência Municipal de Saúde de Vera Cruz, que ocorre em formato online. O acesso se dá através do link https://meet.google.com/boc-qdmw-jti. O evento, realizado pelo Conselho Municipal de Saúde, inicia às 18 horas na sexta-feira e às 8 horas no sábado. Para aqueles que não puderem participar de forma online, a alternativa é fazer contato para agendar participação na Câmara de Vereadores, através do telefone e WhatsApp (51) 99917-1153, até as 14 horas do dia 28.

O objetivo é avaliar e propor diretrizes quanto à política de saúde no município, junto aos usuários e trabalhadores do SUS. “Por isso é importante a participação dos usuários, prestadores e trabalhadores para que esta construção seja conjunta e até mesmo para que a população entenda o quanto é complexo fazer gestão em saúde pública”, frisa a secretária de Saúde, Clair Tornquist. Segundo Clair, através da Conferência será emitido relatório final com as diretrizes, a partir das quais a pasta vai elencar objetivos, metas e indicadores que, posteriormente, serão contemplados no Plano Municipal de Saúde, com vigência de 2022 a 2025.

A responsável pela secretaria explica que foi realizada uma análise situacional dos 23 indicadores contidos no Plano Municipal de Saúde em vigor, tais como taxa de mortalidade prematura, proporção de óbitos de mulheres em idade fértil, proporção de vacinas conforme Calendário Nacional de Vacinação para crianças menores de dois anos, razão de exames citopatológicos, gravidez na adolescência, taxa de mortalidade infantil e proporção de óbitos por acidentes de trabalho investigados. Isso levando em conta o cenário atual e as necessidades visualizadas, elencando-as para implementação nos próximos anos de trabalho da gestão, objetivando e primando pelo   trabalho com qualidade. Além dos 23 indicadores, o novo plano contará com mais sete indicadores, que contemplam o financiamento Previne Brasil, com nível de exigência maior e através do qual a Saúde receberá recursos futuros. 

PALESTRAS

Na Conferência serão ministradas palestras sobre temas como “Cuidados e saúde na terceira idade”, “Saúde mental” e “A influência da tecnologia na vida das pessoas”. “Quando falamos em planejamento, precisamos levar em conta todas as variáveis, ou seja, as demandas atuais e as futuras. A nossa taxa de longevidade vem crescendo e, por isso, precisamos olhar para essa população que vai utilizar daqui pra frente os serviços do SUS por mais tempo. Também, não podemos esquecer da tecnologia, ferramenta tão importante neste momento de pandemia, e a saúde mental, que vem precisando de atenção”, finaliza Clair.


Foto: Arquivo Jornal Arauto
Objetivo é avaliar e propor diretrizes quanto à política de saúde no município
Objetivo é avaliar e propor diretrizes quanto à política de saúde no município