compartilhe >>

Obras da Fase estão 50% concluídas


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 16/05/2021 07:00

Geral   ASSISTÊNCIA SOCIOEDUCATIVA

Santa Cruz do Sul está mais perto de ter um Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), pela Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase). As obras de construção do local na Terra da Oktoberfest estão 50% concluídas. A informação foi confirmada pelo engenheiro da empresa Sial Construções, responsável pela obra, Daniel Frasson. Segundo ele, o local terá sete edificações e será cercado por muros. As obras dos prédios são realizadas de maneira concomitante, ou seja, por etapas e não individualmente por prédio.

A construção, orçada em R$ 21 milhões, teve início em fevereiro de 2020 e deveria inicialmente ficar pronta entre março e abril de 2021, conforme projetava a Fase quando do início das obras. Conforme Frasson, o principal entrave para o atraso na conclusão da obra foi a pandemia da Covid-19. “Dificultou de diversas maneiras. Tivemos muitos funcionários afastados por apenas suspeita de Covid e já recebiam atestado de afastamento por sete dias”, conta.

Conforme o responsável técnico pela obra, a falta de materiais de construção também foi um problema enfrentado no momento pandêmico. “Houve escassez de materiais de construção civil, principalmente aço, cobre e cimento, que representam mais de 50% da obra. O custo desses materiais praticamente dobrou, aumentando também, consideravelmente, o custo da obra. Custo de equipamentos como escavadeiras, retroescavadeiras, caminhões munck e guindaste, por exemplo, também subiram muito. Decretos municipais e mesmo estaduais impediram que diversos fornecedores atuassem, com isso a obra sofreu com o não recebimento de materiais”, ressalta.

De acordo com o engenheiro, outra alternativa encontrada pela empresa foi contratar trabalhadores de fora de Santa Cruz. “Como a mão de obra local é escassa, tendo em vista a grande demanda de profissionais engajados na produção de tabaco, não nos restou alternativa senão trazer trabalhadores de outras localidades, e com a pandemia existe a resistência destes trabalhadores em se mudarem para Santa Cruz do Sul. Por  todos estes motivos, em alguns momentos específicos a obra chegou a ficar totalmente paralisada”, destaca.

O terreno de quatro hectares que recebe a estrutura está localizado no Corredor Zanette, no Bairro Esmeralda. O local terá capacidade de 60 vagas para internação de jovens provenientes dos vales do Rio Pardo e Taquari.

A execução do projeto é oportunizada por convênio com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Programa de Oportunidades e Direitos (POD) da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul. Além da estrutura da Case, como contrapartida para a comunidade do entorno do local, a Fase construirá uma praça com brinquedos e uma cancha poliesportiva.

Passadas as principais restrições referentes aos protocolos da pandemia, a obra segue em ritmo acelerado. No entanto, a previsão de entrega ficou para fevereiro de 2022.


Foto: Divulgação
Local, no bairro Esmeralda, em Santa Cruz, vai receber jovens infratores dos vales do Rio Pardo e Taquari em 2022
Local, no bairro Esmeralda, em Santa Cruz, vai receber jovens infratores dos vales do Rio Pardo e Taquari em 2022