compartilhe >>

Comercial Mahle: a empresa mais antiga em atuação acompanha o desenvolvimento local


Publicado 11/05/2021 06:00
Atualizado 11/05/2021 07:14

Região Cobertura Especial   A HISTÓRIA

Desde 1933 em atuação, a Comercial Mahle faz parte da história de Venâncio Aires e acompanha o desenvolvimento da Capital do Chimarrão. No coração do município, próximo à Igreja Matriz São Sebastião Mártir, o empreendimento é o mais antigo ainda em atuação, conforme a Secretaria Municipal da Fazenda.

O negócio familiar, de Alfredo e Ilga Mahle, acompanhou a conclusão das obras do templo religioso, o crescimento do Hospital São Sebastião Mártir, o acentuado número de veículos de tração animal sendo substituídos pelos automotores, as pavimentações e o aumento de instalação de empresas na região central. Resistiu ao tempo e, hoje, está sob administração da primeira geração, pelo filho Luiz Orlando Mahle, de 79 anos.

De acordo com o empresário, o comércio da família começou vendendo de tudo, desde alimentos a móveis, com o objetivo de atender as necessidades da comunidade. Entretanto, com o passar do tempo, a Comercial Mahle cresceu, chegando a contar com três lojas em Venâncio Aires, empregando cerca de 30 funcionários e atuando como concessionária da Liquigás.

Com o adoecimento do pai, Luiz Orlando Mahle precisou assumir o negócio. Segundo ele, quando criança já ajudava nos afazeres do armazém. “Eu sempre estava ao redor dos meus pais na loja. Tínhamos comestíveis e eu ia lá e pegava uma lata de leite condensado e fazia um furinho [risos]. Quando a minha mãe descobria já tinha ido tudo”, relembra o empresário.

Atualmente, há apenas 5% do empreendimento em comparação ao que era antes. Conforme o proprietário, a redução foi necessária em razão da grande demanda e da necessidade de ter um tempo a mais com a família. Dessa forma, conservando o imóvel familiar, no local são comercializadas armas e munições, tintas, ferragens e itens de caça e de pesca.

Segundo Luiz, o segredo para manter por tantos anos um empreendimento está na seriedade do trabalho e na força de vontade. “Quando trabalhamos com vontade nós superamos tudo [...] aprendi com o meu pai que quando trabalhamos com seriedade nós conquistamos a confiança do cliente e é como diz o ditado: “honestidade e canja de galinha não fazem mal para ninguém”, diz o empresário.


Foto: Bruna Oliveira/Portal Arauto
Atualmente, Luiz Orlando Mahle administra a empresa
Atualmente, Luiz Orlando Mahle administra a empresa

Foto: Arquivo Pessoal
Unidade da Comercial Mahle localizada na Rua Osvaldo Aranha
Unidade da Comercial Mahle localizada na Rua Osvaldo Aranha

Foto: Arquivo Pessoal
Empreendimento mantém a tradição da comercialização de armas e munições,
Empreendimento mantém a tradição da comercialização de armas e munições,