compartilhe >>

Região começa nesta semana a vacinar pessoas com comorbidades; confira os calendários


Publicado 03/05/2021 07:12
Atualizado 03/05/2021 07:18

Covid-19   IMUNIZAÇÃO

Municípios da região do Vale do Rio Pardo como Santa Cruz, Vera Cruz, Sinimbu e Venâncio Aires ampliam em maio a vacinação contra a Covid-19. A partir desta semana, além das pessoas com 60 anos ou mais, passam a receber doses da vacina quem apresenta algum tipo de comorbidade. 

Confira a seguir:

VERA CRUZ

Vera Cruz, por exemplo, dispõe apenas das doses da Astrazeneca, pois a Coronavac não foi enviada. Nesta segunda-feira (3) inicia a vacinação de pessoas com 60 anos ou mais na primeira e segunda doses. Já na terça-feira (4) será iniciada a vacinação de pessoas com comorbidades, seguindo a ordem do plano nacional de imunização. As vacinas serão aplicadas nos mesmos locais que já vinham sendo aplicadas, ou seja, nos postos do Centro, Arco-íris, Progresso e Henrique D'Ávila. A aplicação das doses ocorre nesses locais das 7h30min às 11h30min e das 12h30min às 16h. Saiba mais clicando aqui. 

VENÂNCIO AIRES

Em Venâncio Aires, pessoas com comorbidades entre 55 e 59 anos serão vacinados contra a Covid-19 a partir desta segunda-feira (3). A Secretaria Municipal de Saúde confirmou a chegada de 2.230 doses para iniciar a nova etapa da vacinação que vai abranger pessoas com doenças como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, doença renal crônica, obesidade mórbida, entre outras. Gestantes e puérperas até 45 dias com diabetes e hipertensão também serão vacinadas.

Nesta segunda-feira, a vacinação ocorre das 8h às 14h, no Pavilhão São Sebastião Mártir. Já grupos específicos, como portadores de síndrome de down, doenças renais, deficiência permanente, gestantes, puérperas e imunossuprimidos poderão agendar sua vacinação conforme box divulgado em anexo. A novidade será um horário especial, das 17h às 19h, na Unidade de Saúde do Bairro Gressler, destinado a atendimentos de comorbidades entre 55 e 59 anos. A Administração Municipal anunciou que ainda não há previsão para a chegada de segundas doses de Coronavac no município. 

SANTA CRUZ

Nesta segunda-feira, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul também dará início a uma nova fase na vacinação contra a Covid-19, incluindo novos grupos prioritários, como pessoas com comorbidades. A chegada de um novo lote da vacina Covishield também irá permitir a aplicação da primeira dose em 100% dos idosos com 60 anos ou mais. A imunização irá ocorrer em todos os postos de saúde do município e também na sala lateral do Cemai.

O horário de atendimento nos postos de saúde da área urbana e no Cemai é das 8h às 11h30min e das 13h às 16h30min. Já no interior, é das 8h às 11h30min e das 13h às 16h, com exceção da ESF Alto Paredão, que iniciará às 10h. Confira detalhes sobre o calendário de vacinação clicando aqui.

SINIMBU

A partir de terça-feira (4) todos os idosos com 60 anos ou mais e também as pessoas com comorbidades que se encaixam nos critérios abaixo citados, poderão receber a imunização. Já a aplicação da 2ª dose da Coronavac segue suspensa até o envio de novas doses pelo Governo do Estado. 

Conforme a Secretaria, o novo lote de vacinas será somente para ampliar a campanha nacional de vacinação com primeiras doses. O lote conta com 295 doses de vacina Astrazenica/Oxford, sendo que a campanha será ampliada para os seguintes grupos prioritários: pessoas com idade superior a 60 anos que ainda não se vacinaram; pessoas com Síndrome de Down, maiores de 18 anos; pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise), maiores de 18 anos; gestantes e puérperas com comorbidades, maiores de 18 anos; pessoas com deficiência permanente de 55 a 59 anos; grupo com comorbidades de 55 a 59 anos. 

Quem compõem o grupo de comorbidades deverá levar até o posto de vacinação o seu CPF ou cartão SUS, a carteirinha de vacinação (se tiver) e um documento que comprove a sua doença, que pode ser um laudo médico ou a receita médica das medicações de uso contínuo atualizada. Os que não tiverem comprovação médica da sua doença, não serão vacinados. As vacinas serão aplicadas junto a Comunidade Católica, no Centro de Sinimbu, a partir da terça-feira das 8h30 às 12h e das 13h30 às 16h, enquanto durarem os estoques. Podem ser realizadas no formato drive trhu, sem precisar descer do carro. Já nos Postos de Saúde do interior, a vacinação segue acontecendo mediante agendamento.

O calendário nacional de imunização segue na seguinte ordem:

  • pessoas com 60 anos ou mais;
  • gestantes e puérperas com comorbidades, maiores de 18 anos;
  • pessoas com Síndrome de Down, maiores de 18 anos;
  • pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação continuada (BPC) de 55 a 59 anos de idade (essas deverão constar em listagem que estará presente nos postos de saúde);
  • pessoas com comorbidades (de acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra covid-19) de 59 anos.

Foto: Agência Brasil/ Divulgação
Nesta semana também serão vacinadas pessoas com 60 anos ou mais
Nesta semana também serão vacinadas pessoas com 60 anos ou mais