compartilhe >>

Declarações do IRPF atingem metade do esperado pela Receita


Publicado 02/05/2021 18:00

Geral   ACERTO DE CONTAS

Todos os anos, contribuintes que recebem rendimentos tributáveis acima dos R$ 28,5 mil devem declarar o imposto de renda. Neste ano, as pessoas que receberam Auxílio Emergencial do Governo Federal também devem ficar atentas à necessidade de acertar as contas com o Leão.

De acordo com os dados apresentados pela Delegacia da Receita Federal, com sede em  Novo Hamburgo e que atende a região do Vale do Rio Pardo, os documentos já foram entregues por 47,3% dos santa-cruzenses, 49,2% dos vera-cruzenses e 55,7% dos vale-solenses. Ao todo, a expectativa da RF é receber 35.895 declarações nos três municípios, no entanto, se falarmos em números até agora foram recebidas pelo órgão apenas 17.109. Na média percentual foram 50,7%, porém, em números absolutos, apenas 47,7% do total esperado foi entregue.

Em Santa Cruz do Sul, até o momento foram 10,2 mil documentos entregues, sendo a maior parte deles no segundo mês. De 1º a 28 de abril foram 7,9 mil declarações entregues na Terra da Oktoberfest. Já nos primeiros 30 dias do processo, que começou em março, foram 7,1 mil. Segundo a RF, 16.683 ainda precisam ser entregues em Santa Cruz.

Vera Cruz tem até o momento 1.774 documentos entregues, dos 3.609 esperados. A Capital das Gincanas também não atinge a metade das declarações até o momento. No Município, a maior parte do acerto de contas também aconteceu no segundo mês. Em abril foram 982 envios à Receita Federal, sendo que em março foram apenas 792. Ao todo, segundo a estimativa da Receita, 1.835 documentos ainda precisam ser encaminhados.

Vale do Sol é a cidade, entre as três analisadas, que tem maior percentual de entrega das declarações. Até o momento foram 337 documentos enviados dos 605 previstos para 2021. Diferente de Santa Cruz e Vera Cruz, os contribuintes do Vale entregaram a maior parte das declarações nos primeiros 30 dias. Em março, foram 141 documentos. Já em abril foram mais 83. Contudo, 268 pessoas ainda precisam enviar os dados fiscais à Receita Federal. Os dados confirmam também que entre os 14 municípios sob abrangência da Agência da Receita Federal de Santa Cruz do Sul, Vale do Sol é o que tem o maior número de documentos já encaminhados.

Ao todo, cerca de 32 milhões de contribuintes brasileiros deverão acertar as contas com o Fisco em 2021.Quem ainda não realizou o envio à Receita precisa ficar atento, pois em 31 de maio encerra o prazo e quem se enquadrar nas regras e não realizar a declaração estará sujeito a multas, que variam entre R$ 165,74 e valor equivalente a 20% sobre o IR devido. A data foi adiada para o mês das mães devido à pandemia da Covid-19, assim como já ocorreu no ano passado. O calendário de pagamento das restituições, por sua vez, não foi alterado.


Foto: Rafael Cunha/Grupo Arauto
Receita Federal espera receber 35,8 mil documentos em Santa Cruz, Vera Cruz e Vale do Sol. Contribuintes têm até 31 de maio
Receita Federal espera receber 35,8 mil documentos em Santa Cruz, Vera Cruz e Vale do Sol. Contribuintes têm até 31 de maio