compartilhe >>

Avanço da dengue faz Prefeitura intensificar ações em Venâncio Aires


Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 29/04/2021 15:44
Atualizado 29/04/2021 15:48

Geral   ATENÇÃO REDOBRADA

A aplicação de larvicidas e as campanhas de conscientização da população ainda não estão conseguindo inibir o avanço dos casos confirmados de dengue, em Venâncio Aires. Embora ainda distante da situação de muitas outras cidades gaúchas, que registram centenas de positivados, a Capital do Chimarrão viu dobrar em uma semana o número de casos.

Na semana passada, conforme a enfermeira Carla Lili Müller, o setor epidemiológico notificou seis casos positivos da doença e nesta semana, este número passou para 15 confirmados, dos quais dois estão em tratamento no hospital São Sebastião Mártir. Até a tarde desta quinta-feira (29), 47 casos já foram notificados, dos quais 15 positivados, 26 foram descartados e seis estão em análise. 

MUTIRÃO

A Vigilância Sanitária e Ambiental organiza mais um mutirão pelos bairros da cidade para o sábado, 8 de maio. Conforme o coordenador do setor, Gabriel Alves, a intenção é promover ações no sábado buscando abranger mais residências, já que os moradores costumam estar em casa para autorizar a entrada das equipes nos pátios. “O trabalho das equipes vai contar com apoio de um caminhão da secretaria de Meio Ambiente para o recolhimento de resíduos, porém não serão recolhidos entulhos e restos de obras, galhos ou móveis“, informa Alves. Segundo ele, entre as localidades prioritárias para receber o mutirão, estão os bairros União, Centro, Aviação e Cidade Nova, onde foram notificados casos positivos. Também está previsto o trabalho nos bairros Macedo, Brígida, Cidade Alta, Coronel Brito, Bela Vista e Gressler.

Gabriel fala ainda da importância dos moradores autorizarem a entrada das equipes nos pátios de suas residências. “Os servidores estarão identificados e farão o trabalho de orientação para ajudar as famílias no reconhecimento de pontos que possam estar propiciando a reprodução de mosquitos”, explica o coordenador. 

COMBATE

Gabriel lembra sobre a importância do uso de repelente e a necessidade de eliminação de criadouros, como pneus, lixo, tampar ralos, vedar reservatórios de água, limpeza de calhas, pratinhos de plantas com areia, aplicação de cloro em piscinas, plantas que acumulem água (bromélias), borrifar solução com água sanitária e água (uma colher de sopa para um litro), escovar potes de animais semanalmente).
 


Foto: Divulgação
Mutirão no sábado (8) visa possibilitar que equipes possam entrar nos pátios das residências para melhor orientar moradores
Mutirão no sábado (8) visa possibilitar que equipes possam entrar nos pátios das residências para melhor orientar moradores