compartilhe >>

Como foram os primeiros dias de retomada das aulas presenciais em Santa Cruz


Publicado 30/04/2021 07:00
Atualizado 30/04/2021 08:04

Geral   EDUCAÇÃO

Escolas privadas de Santa Cruz do Sul têm comemorado o retorno das aulas presenciais nesta semana. Com o novo decreto do Governo do Estado, a retomada das atividades nas instituições de ensino foi possível, desde que todos os protocolos sanitários sejam seguidos rigorosamente. 

No Colégio Marista São Luís, nesta quinta-feira (29) foram retomadas as aulas da educação infantil, bem como até o quinto ano. De acordo com o diretor Nei Morsch, 70% dos alunos de cada turma retornaram às aulas presenciais nesta quinta. Para esta sexta está prevista a volta dos estudantes do Ensino Médio e na segunda-feira (3), do 6º ao 9º ano. Para que seja evitada aglomeração, a entrada dos alunos ocorre de forma escalonada. Além disso, o diretor reforça a preocupação que se tem em seguir os protocolos. 

Para ele, o retorno das aulas é uma alegria não só por parte dos alunos, mas também dos próprios professores e funcionários da escola: "A novidade agora está sendo o espaço da escola, porque as aulas online já vinham acontecendo. Há movimentação e isso tudo dá vida à escola".

Momento de felicidade 

Andrenise Marciela Schaefer é proprietária da escolinha particular de educação infantil denominada 'Nice, o mundo da criança' e também comemorou com muita alegria o retorno das aulas em Santa Cruz. Na avaliação dela, o retorno ocorre como o previsto e as crianças têm se adaptado: "As crianças entram correndo. É uma felicidade. Os pais contam que elas chegam em casa contando tudo. Estão se alimentando bem e inclusive dizem que estavam com saudade de verem os colegas. Nós percebemos que estavam tendo muita necessidade de brincar".

Conforme a profissional, o espaço tem priorizado o acolhimento e, em função disso, diversas atividades foram preparadas, que incluem brincadeiras no pátio de maneira que possam "gastar energia"."As professoras estão bem felizes em poder voltar e acolher as crianças para fazer o trabalho. Protocolos estão sendo seguidos, as famílias estão colaborando bastante, mantendo o distanciamento para que se tenha um retorno seguro e com muita alegria", complementa. 

Vivência na escola

No Colégio Mauá, as aulas iniciaram nesta quarta-feira (28) no turno da tarde para os alunos da educação infantil (primeiro e segundo anos do ensino fundamental). Conforme o diretor Nestor Raschen, nesta quinta-feira voltaram as aulas presenciais na educação infantil e turmas do primeiro, segundo, terceiro e quarto anos do ensino fundamental. Conforme o planejamento, na próxima segunda-feira serão retomadas ainda as aulas do quinto ao nono ano do ensino fundamental e ainda o ensino médio. "Temos condições de receber todos os alunos, com distanciamento, conforme a portaria", reforça. 

Na instituição de ensino, do nono ano ao ensino médio será atendido 50% da turma em um dia e o restante em outro. Além disso, segundo Raschen, haverá transmissão simultânea das aulas, ou seja, quem está em casa poderá assistir a mesma aula que os alunos estão tendo presencialmente, sendo atendidos, assim, 100% dos alunos. "A educação presencial é um momento muito importante para nós. Desejamos continuar mantendo a escola aberta. A vivência no pátio da escola, com os colegas e professores, é uma coisa que ficará marcada para toda a vida. Precisamos trabalhar as questões emocionais, olhar para aquilo que precisa ser recuperado na aprendizagem. Cuidando bem disso, vamos alinhar o nosso trabalho para que possamos recuperar o tempo perdido. Cada criança que aprende uma coisa nova, cresce como ser humano. Nós queremos uma sociedade melhor, que depende da dedicação das famílias e também do trabalho das escolas", destaca o diretor.


Foto: Divulgação
No Colégio Mauá, aulas presenciais tiveram início nesta quarta-feira
No Colégio Mauá, aulas presenciais tiveram início nesta quarta-feira

Foto: Divulgação
Retomada das aulas é marcada por muita brincadeira e alegria
Retomada das aulas é marcada por muita brincadeira e alegria

Foto: Divulgação
Distanciamento está sendo cumprido rigorosamente
Distanciamento está sendo cumprido rigorosamente