Semana de preparação para a estreia


Por: Portal Arauto
Fonte: Jornal Arauto
Publicado 27/04/2021 19:00

Geral   SEGUNDA DIVISÃO GAÚCHA

Avolta do Futebol Clube Santa Cruz aos gramados já tem data, horário e adversário definidos. A estreia irá ocorrer contra o Novo Horizonte no próximo domingo, dia 2,   às 15 horas, no Complexo Esportivo Santos & Shein, em Canoas. A confirmação do início da competição ocorreu após reunião virtual da Federação Gaúcha de Futebol  (FGF) com os clubes participantes, na sexta-feira, dia 23. Na ocasião, ainda foram confirmadas mudanças nas chaves, em razão das desistências de Santo Ângelo, Garibaldi, Real e Farroupilha, e da inclusão do Nova Prata. O campeonato terá a participação de 14 clubes, divididos em três grupos. O grupo A será composto por São Borja, Marau, Elite, Gaúcho e Três Passos; o grupo B terá Rio Grande, Riopardense, Riograndense e Doze Horas; o grupo C será formado por União Harmonia, Sapucaiense, Santa Cruz, Novo Horizonte e Nova Prata. Conforme divulgado pela FGF, a competição será disputada em turno e returno na primeira fase, classificando-se os dois primeiros de cada grupo e os terceiros dos grupos A e C, que possuem cinco equipes. As fases decisivas serão disputadas em jogos de ida e volta, com a grande final prevista para 24 de junho.

Volta para a elite gaúcha

Um misto de decepção e orgulho. Esse foi o sentimento de torcedores, diretoria, funcionários, comissão técnica e atletas após a participação do Galo na Copa do Brasil 2021. A equipe carijó acabou sendo eliminada na primeira fase com um empate em 0 a 0 diante da equipe do Joinville, que por estar melhor colocada no ranking nacional de clubes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), avançou para a fase seguinte da competição nacional.

Logo após a partida, o foco dentro do vestiário alvinegro já estava voltado para a disputa da Segunda Divisão Gaúcha, que tinha previsão de iniciar no começo de abril, mas foi adiada duas vezes em razão da situação da pandemia no Rio Grande do Sul, tendo seu início confirmado para ocorrer apenas um mês depois da data inicialmente programada. Segundo o presidente do Santa Cruz, Tiago Rech, todos no clube estavam ansiosos por uma definição para a disputa do campeonato. “A gente está treinando desde o dia 25 de janeiro, tivemos o jogo da Copa do Brasil e desde então estamos aguardando o início da competição. O clima e o ambiente estão muito bons, desde a secretaria até o vestiário. Estamos prontíssimos para iniciar este campeonato”, ressalta. Até o momento, o adiamento não prejudicou a questão financeira do clube em razão do prazo final do campeonato seguir o mesmo, até metade de junho.

Planejamento

Tendo mantido a comissão técnica e quase 90% do elenco campeão da Copinha, o presidente do carijó espera conseguir subir de divisão em 2021.  “Expectativa de fazer uma boa fase classificatória e classificar na melhor colocação possível para ter vantagens na fase final da competição. Pelo tempo de treinamento e evolução da equipe, acho que devemos ser superiores nas partidas. A gente sabe que o futebol é decidido em 90 minutos e podem ocorrer surpresas, mas estamos confiantes que vamos conseguir este acesso e quem sabe conseguir mais uma taça para o nosso torcedor", afirma o presidente.

Segundo o técnico da equipe alvinegra, William Campos, os dias de treinamento foram aproveitados ao máximo para que fosse possível ocorrer uma boa preparação. A ideia, agora, é utilizar esta última semana antes da estreia para realizar os últimos ajustes na equipe.”Vamos usar estes dias que temos para potencializar ainda mais as qualidades e fortalecer ainda mais nossas estratégias para o jogo e a competição”, destaca Campos, que acredita no acesso da equipe para a divisão superior. “É o grande objetivo do ano (subir de divisão) e estamos trabalhando muito para ele ser alcançado. Sabemos que não vai ser fácil, há equipes tradicionais e que vão buscar subir também. Precisamos ser eficientes e demonstrar maturidade, organização e qualidade nos jogos,  principalmente nos decisivos”, complementa o treinador.


Foto: Vinicius Molz Schubert
Galo segue realizando seus treinamentos
Galo segue realizando seus treinamentos