compartilhe >>

Suspeita de febre amarela em bugio morto deixa prefeitura de Venâncio Aires em alerta


Publicado 23/04/2021 17:28
Atualizado 23/04/2021 17:36

Região   PREOCUPANTE

A suspeita de febre amarela em um bugio encontrado morto em Venâncio Aires deixa a prefeitura em alerta. O caso aconteceu em Linha Castelhano, interior do município. Uma equipe técnica esteve nesta quinta-feira (22) na localidade para fazer a coleta de material, após ser informada sobre a situação por um morador. O item foi encaminhado para análise laboratorial, e a previsão é de que o resultado do exame chegue em duas ou três semanas.

Conforme a coordenadora do setor epidemiológico, Carla Lili Müller, a situação acende alerta aos profissionais. A febre amarela é provocada por um vírus, do gênero flavivírus, transmitido por mosquitos pertencentes às espécies Aedes, principalmente Aedes aegypti, responsável também por transmitir a Zika, a dengue e a chikungunya, e Haemogogus. Dessa forma, o setor reforça a importância das pessoas comunicarem sobre a morte de bugios ou da suspeita de que algum esteja doente.

Assim como o ser humano, o bugio não transmite a doença, mas normalmente são considerados "um termômetro" da febre amarela por serem as primeiras vítimas quando o vírus está presente.

 


Foto: Assessoria de Imprensa
Material foi encaminhado para análise laboratorial
Material foi encaminhado para análise laboratorial