compartilhe >>

Prefeitura de Santa Cruz vai retomar aulas presenciais da rede municipal em maio


Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 23/04/2021 17:16
Atualizado 23/04/2021 17:19

Geral   EDUCAÇÃO

A volta às salas de aula na rede municipal de ensino de Santa Cruz do Sul está prevista para ocorrer na segunda-feira, dia 3 de maio. Embora o decreto, emitido pelo Governo do Estado nesta quinta-feira (23), autorize o retorno imediato dos estudantes da educação infantil e do 1º e 2º anos do ensino fundamental aos estabelecimentos de ensino das redes pública e privada, a Prefeitura decidiu postegar o reinício das atividades, na expectativa de que os professores sejam incluídos no grupo prioritário para receber a vacina contra a Covid-19 nos próximos dias. 

De acordo com o Executivo, a medida foi tomada esta tarde durante reunião virtual do Comitê Gestor de Combate à Pandemia (COI), com a presença da prefeita Helena Hermany, que vem defendendo o retorno seguro ao trabalho para os professores. A decisão da prefeita é referente apenas às escolas municipais, os estabelecimentos da rede privada – como creches, por exemplo - que desejarem reabrir já neste sábado estão autorizados.

Ainda nesta quinta-feira, em contato telefônico com a secretária estadual de saúde, Arita Bergmann, ela insistiu mais uma vez na necessidade de incluir este grupo entre os prioritários para receber a primeira dose da vacina. Para a chefe do Executivo os próximos dias serão cruciais para essa definição. “Desde sempre defendi a prioridade para esta categoria porque a educação é uma atividade essencial e embora saibamos que em sua maioria as crianças sejam assintomáticas, elas são vetores do vírus”, sublinhou. 

A prefeita destacou ainda que as escolas estão preparadas para receber os alunos e recomeçar as aulas a qualquer momento, mas que, por precaução, o melhor é aguardar mais um pouco. “Temos todos os protocolos de segurança e a organização em dia, mas a decisão do governo municipal neste momento é esperar um pouco mais. Estamos lutando e temos esperança de que a vacina chegue para proteção dos nossos professores”, disse.

Conforme a Prefeitura, a retomada das aulas se dará dentro do modelo híbrido, com turmas alternando a cada semana. Enquanto uma tem atividades em sala de aula durante uma semana, a outra permanece em casa no ensino remoto. Entre as classes deverá ser observado distanciamento de 1,5 metros. Deverão reabrir as portas na primeira semana de maio, 20 escolas municipais de educação infantil e 25 escolas municipais de ensino fundamental. Nesse primeiro momento, retornarão às aulas presenciais cerca de 4,8 mil alunos. 

Ao final da tarde a prefeitura emitiu decreto com as medidas a serem adotadas a partir desta sexta-feira. O documento ratifica as regras adotadas pelo Governo do Estado e traz alguns acréscimos. Um deles é a proibição do funcionamento das distribuidoras de bebidas após as 23h, mesmo limite permitido para a abertura de bares e restaurantes, sendo permitido após esse horário o atendimento por delivery. Também segue proibida a disposição de cadeiras e mesas em vias públicas, como calçadas e praças.


Foto: Freepik
Estabelecimentos da rede privada estão autorizados a reabrir já neste sábado
Estabelecimentos da rede privada estão autorizados a reabrir já neste sábado