“A essência do Costelão é música boa e simplicidade”, diz Daniel Schwengber


Por: Portal Arauto
Fonte: Jornal Arauto
Publicado 24/04/2021 17:36
Atualizado 24/04/2021 17:36

Geral   DIA DO CHURRASCO

No espeto ou na grelha. Temperado ou apenas com sal grosso. Gaúcho ou de qualquer outro rincão. Cada um tem uma receita, que torna o churrasco  um prato especial. Mais do que isso, o churrasco é também um ritual. Um momento de compartilhar, de relaxar ou até mesmo apenas uma oportunidade para reunir família e amigos. Neste sábado, dia 24, é comemorado o dia do churrasco e do chimarrão. A escolha da data é uma homenagem à fundação do CTG 35, em 1948, considerado o primeiro Centro de Tradição Gaúcha do mundo.

Na mesa dos ritualísticos domingos em família o prato principal é o churrasco. A caipirinha e a boa música também não podem faltar. Por falar em música, Daniel Schwengber deixa de participar do momento com a família para alegrar o churrasco de muitas famílias. Segundo ele, música boa e simplicidade são a essência do Costelão. Transmitido pela Arauto FM 95,7, o programa também ganhou uma versão em vídeo que, por conta da pandemia, foi suspensa, mas retorna neste final de semana. “Hoje em dia é difícil pensar áudio sem vídeo e vídeo sem áudio. As pessoas tem a curiosidade de ver como as coisas acontecem”, afirma o comunicador.

O material em vídeo também é uma forma de mostrar as peculiaridades de cada churrasqueiro. “Seguiremos firmes no propósito de mostrar um pouco da intimidade, dos segredos de cada churrasqueiro, cada um tem seu jeito de fazer a carne, mesmo que seja simples. Só demos uma parada por causa da pandemia, mas estamos voltando com todos os cuidados”, ressalta.

Por alegrar o domingo de outras famílias, Daniel precisou adaptar a rotina da sua família, mas nem por isso o churrasco deixou de existir na residência dos Schwengber. “Destinamos um dia para receber a família, às vezes na sexta, às vezes aos sábados. No domingo é mais difícil porque eu estou no ar, mas normalmente sábados à noite a gente faz a nossa janta em família. Aqui em casa faço o churrasco do meu jeito. Gostamos de fazer à noite, já nos acostumamos com isso”, conta o sempre sorridente comunicador, que também será o churrasqueiro no episódio de reestreia do Costelão em vídeo, que vai ao ar neste domingo pela manhã, no Portal Arauto.

Justamente por fazer o domingo de outras pessoas mais alegre, em setembro de 2019 Daniel recebeu uma homenagem enquanto apresentava o programa no Estúdio Oktoberfest da Arauto FM, em Santa Cruz do Sul. Ouvintes organizaram uma surpresa e um costelão foi assado na rua, em frente ao estúdio. “Jamais esquecerei aquela homenagem, eu não esperava por isso e realmente eu me emocionei. Não sabia que eu tinha tantos amigos, que passei a conhecer naquele momento. Pessoas que me conheciam através da Rádio, mas que eu não conhecia. Eu realmente não tinha a dimensão de onde o rádio chegava. Não é um mérito meu como pessoa, eu digo que o Costelão da Arauto tendo um outro comunicador que fizesse uma comunicação simples e de coração aberto daria certo”, explica.

Ponto alto do programa e aguardado pelos ouvintes, às 11 horas Daniel comunica que o último ônibus passou e que a partir daquele momento está autorizada a produção da caipirinha. “O lance do ônibus é antigo. Fui criado no interior, nos bailes, e o pessoal queria uma desculpa pra tomar uma cervejinha ou uma cachaça e usava isso como justificativa. Também tenhamos levado esta característica para o vídeo, com o coquetel de cada convidado”, explica o comunicador, que também é músico.

Intensidade, comunicação leve e simples, falando a linguagem do povo. É a isso que Daniel atribui o sucesso do Costelão. “Tenho prazer e satisfação em fazer o Costelão. Para mim não é um trabalho e sim uma diversão. Normalmente quando eu chego em casa a minha esposa já me espera com a comida pronta. A família tem uma consideração muito grande e sabe da paixão que eu tenho em fazer o programa. É muito gratificante”, conta.


Foto: Letícia Dhiel/Grupo Arauto
Programa que vai ao ar nos domingos na Arauto FM, retorna no formato de vídeo
Programa que vai ao ar nos domingos na Arauto FM, retorna no formato de vídeo