compartilhe >>

Em Vale do Sol, belezas naturais impulsionam criação de roteiro turístico


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 24/04/2021 17:29
Atualizado 24/04/2021 17:29

Geral   DESBRAVANDO O INTERIOR

Paisagens de tirar o fôlego. Lugares encantadores que privilegiam as belezas naturais pouco conhecidas. Cascatas, poços e trilhas ao ar livre para se esbaldar em Vale do Sol. Mas onde ficam estes locais? Qual a rota?

Pensando nestas questões, a Prefeitura Municipal de Vale do Sol tem visitado alguns destinos espetaculares nas últimas semanas. A ideia é pôr em prática o projeto “Encantos de Vale do Sol”, que visa identificar potencialidades turísticas no município, movimentar a economia local e atrair visitantes para o turismo rural. 

Conforme a assessoria de imprensa do Executivo Municipal, o projeto – ainda em fase de planejamento – prevê a identificação dos locais para promover ações turísticas para quem busca sossego, tranquilidade, aventura ou atividades em meio à natureza. 

O departamento de turismo do município está realizando um mapeamento destes espaços e fotografando os diversos pontos que virão a ser turísticos pelo interior, inclusive, para implantação de mirantes na região serrana, com altitude média de 500 metros em relação ao nível do mar, que proporcionam vistas estonteantes. “A partir disso, vamos dialogar com os moradores que possuem em suas propriedades potenciais turísticos para divulgação e identificação destes lugares”, explica a assessora de imprensa, Priscila Oliveira, responsável pelos registros fotográficos. 

A Prefeitura está criando o Conselho Municipal de Turismo e o Plano Municipal de Turismo, em parceria com a Emater/RS-Ascar de Vale do Sol, com a participação de entidades locais para alavancar o setor turístico na cidade. “Estamos em busca de pessoas interessadas em iniciar algum empreendimento turístico ou na diversificação rural para ampliarmos a rota de visitação”, salienta Priscila. Para quem tiver interesse, pode entrar em contato pelos telefones: (51) 3750-1122 ou (51) 99594-2205. As escolas da rede municipal de ensino também estão participando do projeto e auxiliando no reconhecimento de locais com possibilidades turísticas. 

UM RECANTO EM FONTOURA GONÇALVES

A professora e vale-solense Seli Flesch é visionária. Há muitos anos ela vem planejando e arquitetando um projeto dos sonhos: o Recanto Arendt. A propriedade, localizada em Fontoura Gonçalves, ainda é apenas o local de morada para ela e para mãe, Elsa Giehl Arendt. 

No entanto, os dois hectares repletos de belezas naturais devem, futuramente, atrair visitantes e turistas. “O projeto do Recando Arendt ainda está em fase inicial, de planejamento e de preparação. Estou desenvolvendo ideias para alavancar a localidade e mostrar o que o nosso município tem de bom e bonito”, destaca Seli. 

O espaço carrega o nome em homenagem ao pai, Armando Augusto Arendt, falecido há 25 anos, que com muito suor conquistou as benditas terras, das quais a filha sente imenso orgulho. O projeto prevê a construção de cabanas coloniais em meio ao mato aberto, com suítes, quartos, cozinhas e varandas, para proporcionar ao visitante momentos de descanso ao som dos pássaros e do riacho, área de camping com churrasqueiras próximas à queda d’água e abertura de trilhas para passeios e caminhadas ao ar livre. “A natureza é de todos, por isso, é importante abrirmos estes espaços e compartilharmos o que ela tem a oferecer para quem quiser. Desta forma, estaremos valorizando e enaltecendo nossas riquezas naturais”, reflete Seli. Mesmo sem previsão para conclusão da obra, o Recanto Arendt já é um dos pontos turísticos de Vale do Sol.


Foto: Priscila Oliveira
Em Alto Quilombo, Poço Azul chama a atenção pela beleza do lugar
Em Alto Quilombo, Poço Azul chama a atenção pela beleza do lugar

Foto: Priscila Oliveira
Em Fontoura Gonçalves, vale-solense quer construir recanto e promover o turismo na propriedade dos pais
Em Fontoura Gonçalves, vale-solense quer construir recanto e promover o turismo na propriedade dos pais