Vereadora indica instalação do Banco de Leite Materno em Santa Cruz


Por: Portal Arauto
Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 20/04/2021 06:45
Atualizado 20/04/2021 06:48

Política   MATERNIDADE

A vereadora do Republicanos, Bruna Molz, teve aprovada uma indicação na Câmara de Vereadores para que o Executivo instale um Banco de Leite Materno Municipal. Ela salienta que a iniciativa é de suma importância para reduzir ainda mais a mortalidade infantil em Santa Cruz do Sul.

Bruna Molz destaca que conforme a Fiocruz, o Banco de Leite Humano (BLH) é responsável pela promoção do aleitamento materno e execução das atividades de coleta, processamento e controle de qualidade do leite produzido nos primeiros dias após o parto (o colostro), leite de transição e leite humano maduro, para posterior distribuição sob prescrição do médico ou nutricionista. “A amamentação exclusiva reduz a mortalidade infantil por doenças comuns na infância, como a diarréia e a pneumonia, e ajuda na recuperação de enfermidades. O apoio adequado às mães e às famílias no processo de amamentação pode salvar a vida de muitos bebês”, observa.

Segundo Bruna, um litro de leite materno doado pode alimentar até dez bebês recém-nascidos por dia: “Dependendo do peso, se o bebê for prematuro, um mililitro por mamada já é o suficiente para nutri-lo. Porém, a falta de informação prejudica o estoque de leite nos bancos do país, pois, muitas pessoas ainda não conhecem ou entende como é feita a doação do leite materno”.


Foto: Agência Brasil/ Divulgação
Iniciativa torna-se importante para reduzir ainda mais a mortalidade infantil em Santa Cruz do Sul
Iniciativa torna-se importante para reduzir ainda mais a mortalidade infantil em Santa Cruz do Sul