Feed de Negócios
compartilhe >>

Vanessa Müller Consultoria em Captação de Recursos: um elo entre quem quer contribuir e quem precisa de ajuda


Publicado 19/04/2021 19:00

Feed de Negócios   FEED DE NEGÓCIOS

Desde junho de 2019, Santa Cruz do Sul conta com os trabalhos da empresa Vanessa Müller Consultoria em Captação de Recursos. E desde lá, a profissional tem a chance de contribuir, através da experiência na área, com diversas empresas e organizações. Ao lado da sócia e parceira de mais de duas décadas Márcia Diehl, a profissional atua com o objetivo de contribuir para um mundo melhor ao aproximar aqueles que querem colaborar com quem realmente precisa de ajuda. 

Conforme Vanessa, todos os projetos são realizados a quatro mãos, com o apoio uma da outra. Nesse período de trabalho conjunto, muitas são as lembranças positivas que as duas colecionaram, principalmente quando as duas constataram juntas a grande e principal missão da empresa. "Fomos sentindo, nesses dois anos, quais os caminhos deveríamos seguir e sentimos uma carência da área de doações incentivadas. Percebemos que muitas pessoas e empresas ainda não realizavam isso e hoje, a cada ano, temos mais empresas que passaram a realizar essas doações", conta Vanessa. 

Por isso, entre os principais focos da empresa, a VM Consultoria atua com o auxílio para a destinação do imposto de renda. Segundo Vanessa, tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem realizar as doações em alguma das seis leis que embasam as alternativas de doação dos valores: a Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, o Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente (Funcriança), o Fundo do Idoso, Incentivo ao Desporto, Programa Nacional à Atenção Oncológica (Pronon) e o Programa Nacional de Apoio à Atenção da Pessoa com Deficiência (Pronas). 

Conforme a consultora, o sistema da Receita Federal calcula o limite a ser doado e que será totalmente deduzido. "Se você tem imposto a pagar, o valor será subtraído do valor do imposto a pagar. Se você tem restituição, o valor será somado à restituição, além de ser corrigido", diz. As entidades a serem beneficiadas deverão estar cadastradas no programa e aptas a receber o benefício. Entre os projetos da região, Vanessa cita a Associação Comunitária Pró Amparo do Menor (Copame), o Educandário Thales Theisen, a Associação de Auxílio aos Necessitados (Asan) e a Liga Feminina de Combate ao Câncer.

Para promover o encaminhamento desses recursos, a empresa utiliza suas estratégias de comunicação, seu relacionamento com os possíveis doadores, somado a muita disciplina, organização e criatividade. O objetivo? Atingir os objetivos da diretoria da organização e contribuir com entidades sem fins lucrativos nas mais diversas áreas, como saúde, assistência social, cultura, educação e esportes. "Conheçam as modalidades, pois elas permitem a ajuda a muitas pessoas através das instituições. Nosso trabalho é facilitar todo esse processo, para que as doações sejam realizadas. São muitos milhões que deixam de ficar na nossa cidade por desconhecimento e desconfiança. É uma campanha que a própria Receita Federal faz e não há perigo nenhum em fazer", comenta. 

Quem são as responsáveis por essa história? 

  • Vanessa Müller

Consultora em Captação de Recursos. Atuou por 20 anos em uma importante instituição hospitalar, onde fundou o setor de Captação de Recursos.

  • Márcia Diehl 

Administradora de empresas com MBA em Gestão Empresarial. Experiência e supervisão da área de Captação de Recursos por mais de 10 anos. 

Siga no Instagram: @vanessamullerconsultora


Foto: Maiquel Thessing/Grupo Arauto de Comunicação
Empresárias já eram colegas e amigas há 20 anos
Empresárias já eram colegas e amigas há 20 anos

Foto: Divulgação
No registro, Márcia Diehl e Vanessa Müller
No registro, Márcia Diehl e Vanessa Müller