Oktoberfest Digital será realizada em maio pela Assemp


Por: Portal Arauto
Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 16/04/2021 20:23
Atualizado 16/04/2021 20:24

Geral   EVENTO

A Oktoberfest de Santa Cruz, considerada a maior festa alemã do Rio Grande do Sul, foi um dos eventos cancelados em 2020 em virtude da pandemia da Covid-19. A 36ª edição, de forma presencial, foi remarcada para 6 a 17 de outubro de 2021. Em dezembro de 2020, a Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp) obteve a aprovação, junto à Secretaria Estadual da Cultura, de um projeto via Lei de Incentivo à Cultura (LIC-RS) para uma edição especial, em formato digital, com as principais atrações da Festa da Alegria. Como a captação de recursos só foi concluída no mês de abril, a opção foi pela realização em maio. “Resolvemos realizar a edição da Oktoberfest Digital ainda no primeiro semestre como forma de valorizar os artistas e fornecedores locais que estão sofrendo com a pandemia e cancelamento dos eventos”, destaca o presidente da Assemp, Fábio Costa de Borba. As transmissões vão ocorrer dias 19, 20, 21,22, 26, 27, 28 e 29 de maio, das 20 às 22 horas, pelos perfis do Facebook e canal do Youtube da festa.

O presidente da Assemp, Fábio Borba, destaca que o objetivo do projeto, assim como do evento presencial, é vivenciar um pouco da cultura e das tradições alemãs, evidenciadas desde 1984 pela Oktoberfest Santa Cruz. “Vamos contar com as bandas e grupos de danças locais, com a agroindústria familiar e com os parceiros da Oktoberfest. É uma forma também de movimentar a economia local e levar um pouco da alegria da festa para os lares neste momento tão difícil e desafiador”, destaca Borba.

Todas as atividades de produção da Oktoberfest Digital, com o envolvimento de um número limitado de profissionais e atrações, vão observar as regras sanitárias de distanciamento e de cuidados necessários durante a pandemia. Na programação on-line, transmitida ao vivo de Santa Cruz do Sul, está a abertura e o encerramento oficial com a participação da família de bonecos símbolo da festa: Fritz, Frida, Max e Milli. Jogos Germânicos, apresentações de grupos de danças e bandas típicas, Baile Virtual para a Maturidade Ativa e oficina de gastronomia do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) são algumas das atrações confirmadas.

36ª Oktoberfest

Conforme Borba, a realização, organização e preparação da 36ª Oktoberfest – de 6 a 17 de outubro de 2021 – segue no planejamento da entidade. “Estamos decididos a realizar a festa, mas o formato vai depender da situação da pandemia daqui alguns meses. Nossa expectativa é aguardar até o mês de julho decidir como será o evento, observando todos protocolos determinados pelas autoridades sanitárias”, salienta o presidente.

Programação da Oktoberfest Digital

19 de maio (Quarta-feira)

  • 20h – 22h – Abertura Oficial com intervenção artística – Banda Munich

20 de maio (quinta-feira)

  • 20h - 22h - Jogos Germânicos/Intervenção Artística/Banda Feliz em Festa

21 de maio (sexta-feira)

  • 20h - 22h - Grupo de Dança - Oktobertanz/Banda Ghermania/Banda Scala

22 de maio (sábado)

  • 20h - 22h - Dia da Maturidade Ativa - Baile Virtual/Banda Nowa/Intervenção Artística

26 de maio (quarta-feira)

  • 20h - 22h - Grupo de Dança - C.C 25 de Julho/Banda Som Livre/Banda Magia

27 de maio (quinta-feira)

  • 20h - 22h - Oficina de Gastronomia - Mesa Agroindústria/Banda Heilige

28 de maio (sexta-feira)

  • 20h - 22h - Banda Os Colonos/Banda Santa Cruz/Intervenção Artística

29 de maio (sábado)

  • 20h - 22h - Encerramento Oficial com Intervenção Artística - Banda Estrela de Ouro

Foto: Divulgação/Arquivo Oktoberfest
Apresentações de bandas e danças folclóricas integram a programação
Apresentações de bandas e danças folclóricas integram a programação