Grupo Sacyr confirma sede em Santa Cruz e deve iniciar a instalação em maio


Por: Portal Arauto
Publicado 16/04/2021 16:16
Atualizado 16/04/2021 17:03

Geral   DESENVOLVIMENTO

Santa Cruz do Sul será sede do Grupo Sacyr, responsável pela concessão da RSC-287. A confirmação ocorreu na tarde desta sexta-feira (16) em uma cerimônia oficial no Palacinho. O anúncio, que representa a geração de 200 empregos diretos, foi acompanhado de forma virtual pelo diretor-geral da Sacyr, Aquilino Espejo Martinez, e pelo gerente de Desenvolvimento de Negócios do Consórcio Via Central, Leandro Conterato.

De acordo com Martinez, a concessão da RSC-287 irá trazer, desde agora, muitos benefícios para toda a região. "Estamos felizes em anunciar que a Sacyr está optando pela instalação da sede em Santa Cruz do Sul, por uma série de fatores, como estrutura, disponibilidade mão de obra qualificada, universidade, além do posicionamento quase na metade do trecho de concessão. A cidade também possui uma estratégia de investimentos muito boa, incluindo uma política de incentivos fiscais. Estaremos empenhados em construir uma relação muito próxima com Santa Cruz do Sul e com as outras cidades da região, para que o projeto seja um sucesso e beneficie todas as partes", disse. 

Primeira empresa de grande porte a se instalar no governo Helena e Elstor, a Sacyr receberá do governo incentivos fiscais possibilitados pela alteração da Lei Desenvolve Santa Cruz, aprovada recentemente na Câmara de Vereadores. Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Santa Cruz, Márcio Martins, a mudança da lei foi realizada ainda em março e hoje permite que Santa Cruz do Sul possa receber a empresa. "Eles vão usufruir de incentivos como a redução de ISSQN e outros pontos ainda analisados", comentou o secretário.

Com a chegada do grupo espanhol no município, que deve iniciar a instalação no município em maio, a expectativa é pelo início da geração de novos postos de trabalho. "Estamos felizes pelos empregos diretos que serão gerados e isso, com certeza, nos engrandece como polo regional. São empregos que se fazem muito necessários nesse momento de pandemia. Também vale ressaltar os empregos indiretos que serão disponibilizados na chegada na cidade. Será uma cadeia de incentivo financeiro", disse. 

Os 200 colaboradores de empregos diretos, destaca o secretário Martins, serão registrados por Santa Cruz do Sul, mas poderão atuar em qualquer trecho da concessão. Até esta sexta-feira, o local exato para a instalação da sede administrativa - que deve contar também com espaço operacional - ainda está em discussão. "O lugar ainda não está definido. Muitas pessoas diziam como certo um local, mas o martelo não está batido, devido justamente ao benefício do ISSQN, que varia dentro do município", explicou. 

A oficialização da chegada da Sacyr em Santa Cruz do Sul também foi acompanhada pela prefeita Helena Hermany e pelo vice-prefeito Elstor Desbessel.  


Foto: Arquivo/Portal Arauto
Empresa que irá assumir a concessão RSC-287 estima gerar 200 empregos diretos
Empresa que irá assumir a concessão RSC-287 estima gerar 200 empregos diretos