Paixão por encantar através da literatura


Por: Portal Arauto
Fonte: Jornal Arauto
Publicado 18/04/2021 18:50

Geral   DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL

Da atuação em uma biblioteca escolar à ludicidade e magia contidas em cada página de um livro infantil surge a paixão e o desejo de encantar através dos livros de Graziela Schoeninger. A biblioteconomista, que atualmente cursa especialização em Práticas Educativas em Bibliotecas Escolares, viu nas prateleiras do local de trabalho a oportunidade de inovar. Motivada principalmente por mães de alunos e colegas de trabalho, Graziela criou o folhe.ar. “Eu pensava que com tantas outras páginas com dicas de leitura eu não teria espaço. Mas como foram muitas pessoas que me incentivaram e algumas até me cobraram, eu fui amadurecendo a possibilidade. Como eu amo os livros, amo falar, amo contar histórias, amo a literatura Infantil, surgiu a folhe.ar. A partir de agora será construída com a ajuda e as sugestões de quem me acompanha”, explica.

Segundo ela, a proposta é que todos os sábados o perfil no Instagram traga contação de histórias e durante a semana diversas dicas. “Sempre pensei em fazer algo, mas não imaginava que seria logo. Então, em virtude da pandemia, em 2020 tive que encontrar realmente uma maneira de manter a biblioteca viva. Rubem Alves diz que um livro é um brinquedo feito com letras. Para mim é muito mais que isso. Um livro é uma ponte para um mundo repleto de magia, imaginação e grandes aventuras”, conta.

Além de se dedicar ao conteúdo online, Graziela trabalha em duas escolas privadas, nos municípios de Santa Cruz do Sul e Vera Cruz. Com o início da pandemia, em 2020, ela se viu obrigada a manter o contato com os alunos e viva a semente de despertar o desejo e o gosto pelos livros nos pequenos. “Tive a ideia de contar histórias e as mesmas eram disponibilizadas nas redes sociais das escolas. Espero poder de alguma forma contribuir com o mundo da imaginação das crianças. Eu digo para as crianças, vocês sabem quem é Monteiro Lobato? Unânime, não, mas conhecem o Sítio do Picapau Amarelo? Sim, então, vocês conhecem ele”, descreve.

No próximo domingo, dia 18, é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil em homenagem ao aniversário de Monteiro Lobato, um dos maiores e mais importantes nomes da Literatura Infantil Brasileira. O escritor e editor brasileiro é um dos primeiros autores de literatura infantil de toda América Latina e ganhou reconhecimento pela sua principal obra. O Sítio do Picapau Amarelo também foi adaptado para teledramaturgia. Lobato nasceu em 1882 e faleceu em 1942.

FOLHE.AR

O perfil que descreve que a cada página há uma nova descoberta está disponível em folhear.historias no Instagram. Na conta, seguida por crianças e adultos, Graziela Schoeninger desenvolve o trabalho.
Além dos vídeos de contação de história para a criançada e as dicas de livros, no perfil a bibliotecária também fala sobre a importância do hábito da leitura em todas as idades.


Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação
Graziela Schoeninger descobriu o gosto pela literatura infantil em 2019
Graziela Schoeninger descobriu o gosto pela literatura infantil em 2019