compartilhe >>

Coordenadores regionais já podem acessar nomes de quem não recebeu a segunda dose da vacina contra o coronavírus


Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Publicado 15/04/2021 17:11
Atualizado 15/04/2021 17:13

Covid-19 Geral   SAÚDE

Para dar apoio à busca ativa de pessoas que não têm registro de aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19, nesta quinta-feira (15/4) a Secretaria da Saúde (SES) disponibilizou às 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) os nomes de 101 mil pessoas que já deveriam ter sido vacinadas. Os dados poderão ser repassados pelas coordenadorias às vigilâncias municipais, responsáveis pela vacinação local.

Os relatórios sobre os faltantes são gerados com base em dados informados pelos próprios municípios ao Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI). "Os municípios podem ter esses dados por conta própria, através do sistema e-SUS Notifica do Ministério da Saúde, mas a SES está fornecendo as informações consolidadas porque sabemos que isso é importante para agilizar as estratégias de busca ativa", destacou o diretor adjunto do Departamento de Gestão de Tecnologias e Inovação da SES, Mauricio Reckziegel.

Conforme a coordenadora de Atenção Básica da SES, Laura Ferraz, a busca ativa pode ser feita nos municípios por meio dos agentes das Equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF). “Em municípios pequenos, esta procura pelas pessoas que não estão registradas como vacinadas com a segunda dose pode ser feita até de porta a porta”, afirmou.

A secretária da Saúde, Arita Bergmann, destaca que o Estado está trabalhando na divulgação para alertar e conscientizar as famílias sobre a importância de levarem os seus idosos para a aplicação da segunda dose. Ela reafirma a necessidade de os municípios atualizarem os registros e de as pessoas checarem a data de retorno na caderneta de vacinação. “É preciso que aqueles que já tomaram a primeira dose voltem aos postos no momento adequado para receber o reforço e completar o esquema vacinal”, explica.

Neste momento, 320 mil pessoas estão no tempo oportuno para receber a segunda dose no Estado.

 


Foto: Divulgação SES
Coordenadores regionais de saúde já podem acessar nomes de quem não recebeu a segunda dose da vacina contra o coronavírus
Coordenadores regionais de saúde já podem acessar nomes de quem não recebeu a segunda dose da vacina contra o coronavírus