compartilhe >>

Prefeitura de Santa Cruz realiza sorteio das 163 casas do Loteamento Santa Maria I


Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 10/04/2021 15:37
Atualizado 10/04/2021 15:37

Geral   MORADIA

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul realizou na manhã deste sábado (10), no anfiteatro da Unisc, o sorteio das 163 casas do Loteamento Santa Maria I, que irão atender mais de 600 pessoas que hoje residem em áreas de risco, degradadas e em situação de vulnerabilidade social. Os futuros moradores, que já estavam selecionados, tiveram seus endereços definidos pelo sorteio e agora já sabem o nome da rua e o número das suas novas residências. A cerimônia, que contou com a participação da prefeita Helena Hermany, teve público restrito em razão da pandemia e foi transmitida ao vivo na página do Município no Facebook, com tradução em Libras.

O sorteio das casas foi realizado através de sistema automatizado e em duas horas o procedimento foi concluído. A operação ocorreu por etapas e as famílias foram divididas em oito blocos, conforme a região de origem. Embora muitos contemplados ainda estejam com sua situação pendente – com documentação em análise na Caixa Econômica Federal - elas ainda tem tempo para solucionarem os entraves e na data prevista, dia 27 de abril, estarem aptas para assinarem os contratos. Caso isso não ocorra, elas serão substituídas por outras famílias.

De acordo com o secretário municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte, Valdir Bruxel, não há necessidade de as pessoas saírem correndo até a secretaria. Elas devem aguardar o chamamento da prefeitura. “As pessoas serão chamadas de forma gradativa, não há necessidade de correria. Não é possível entregarmos todas as casas de uma só vez, teremos que fazer as vistorias, providenciar ligação de água e luz e depois assinar os contratos”, explicou.

Segundo o secretário, as moradias serão entregues de forma fracionada, dentro do que foi identificado como prioridade de atendimento. A medida que as pessoas forem saindo de suas antigas residências, essas habitações serão removidas para que não haja nova ocupação irregular. Concomitante a isso a prefeitura também deverá providenciar intervenções para essas áreas. 

A prefeita Helena Hermany fez um apelo para que as famílias que estiverem com situação pendente, busquem o documento que falta. “Só vai assinar quem não tiver pendências. Peço este empenho para que no dia 27 todos assinem seus contratos”, frisou. Ela comemorou a realização do sorteio no dia em que o governo completa 100 dias: “Foi Deus quem fez com que esse feito ocorresse no dia de hoje. Quem acompanhou sabe todo esforço que fizemos para vencer a burocracia”.

Para a representante das famílias contempladas, Leci Deleni Brock, o momento era de agradecer a Deus. “É um dia muito importante pra mim que estou hoje aqui representando os moradores. A casa é linda, maravilhosa, não vejo a hora de entra lá. E agradeço muito a prefeita que em tão pouco tempo conseguiu resolver essa situação”, disse.

Participaram da mesa de abertura e acompanharam o sorteio, além da prefeita, o secretário municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte, Valdir Bruxel, o diretor de Extensão e Relações Comunitárias da Unisc, Angelo Hoff, o procurador do município, Vinícius Bernardon, e a representante das famílias beneficiadas, Leci Deleni Broch.


Foto: Fábio Silva
A cerimônia, que contou com a participação da prefeita Helena Hermany, teve público restrito em razão da pandemia
A cerimônia, que contou com a participação da prefeita Helena Hermany, teve público restrito em razão da pandemia