compartilhe >>

Empresária santa-cruzense vai lançar e-book que introduz à culinária plant based


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 10/04/2021 19:00

Geral   NOVIDADE

Quando Dioneide Andrade descobriu que era intolerante à lactose demorou certo tempo para eliminar de vez os produtos derivados do leite de sua dieta. Isso porque o consumo destes alimentos fazia parte da rotina dela, bem como das refeições que compartilhava com amigos e familiares, além de ser mais dificultoso encontrar opções em restaurantes que pudessem se adequar às suas (novas) necessidades. Aos poucos, o que parecia um problema lhe proporcionou uma transição de vida. Dioneide passou a refletir sobre o que consumia e os efeitos que sua alimentação tinha em seu corpo. Parou de consumir carne até cessar totalmente as refeições à base de produtos derivados de animais, aderindo à alimentação 100% plant based (à base de vegetais). 

Não demorou muito para que este propósito se transformasse também em negócio. Hoje, ao lado de sua sócia Letícia Marx, comanda o Pranna Bistrô, em Santa Cruz do Sul, que oferece somente pratos preparados à base de vegetais, abrindo o leque de opções para pessoas intolerantes à lactose e ao glúten ou alérgicas à proteína do leite. Pensando em ir além e com a necessidade de visualizar seu negócio no digital em meio à pandemia, mais recentemente a empresária decidiu lançar um e-book com receitas para esse público. “Algumas pessoas que são intolerantes à lactose acabam consumindo remédios, que não fazem bem para o corpo, para poder participar das refeições com os amigos e a família. Além disso, elas se perguntam: ‘se eu não posso consumir derivados do leite, o que resta de opções?’. Mas a verdade é que existe uma variedade de opções para elas e muito gostosas. Então, o e-book vem com essa ideia de desmistificar o que se pensa sobre esse estilo de vida e incentivar a alimentação com mais consciência”, frisa. 

O E-BOOK

O livro digital, chamado “Laticínios da Terra - introdução a laticínios vegetais sob o olhar do autocuidado”, segundo a autora, tem o objetivo de apresentar opções que possam substituir refeições com produtos derivados do leite. É voltado às pessoas que buscam se alimentar melhor ou querem aprender receitas para preparar aos amigos e familiares que não podem consumir determinados ingredientes. Dessa forma, o material conta com receitas de laticínios vegetais, desde a introdução ao leite, com o preparo do leite vegetal – em substituição ao leite de vaca -, passando pelo Nut Shake (shake de leite vegetal), maionese, manteiga, creme de leite requeijão, molho branco, bem como pelo cappuccino e brigadeiro. 

Para a autora, a ideia, além de apresentar opções para esse público, é usar ingredientes acessíveis no dia a dia e no bolso das pessoas. “O e-book é dividido entre receitas acessíveis a todos os bolsos e outras com preparos um pouco menos em conta, já que têm ingredientes como castanhas e amêndoas. A ideia foi deixar o e-book bem inclusivo. Mesmo quando trago receitas com amêndoas ou castanhas, indico outra semente ou oleaginosa para substituir”, explica. “E para colocar a mão na massa, a pessoa só precisa ter um liquidificador e água, essa é a base das receitas”, complementa, ao citar que estarão disponíveis duas receitas de estilos diferentes de queijo firme, em vídeo, como bônus para quem adquirir o e-book.

Junto ao preparo das receitas, a publicação on-line compartilha uma gama de informações que buscam conscientizar do porquê não consumir leite animal, suas implicações na saúde e no meio ambiente, pensando na transição alimentar. “A gente precisa desmistificar o conhecimento sobre a alimentação plant based. Um dos maiores mitos neste sentido é o de que só se consegue cálcio com leite. Mas na verdade cálcio tem em inúmeros vegetais. Inclusive, no e-book, trago uma receita com leite de amêndoas, que é rica em cálcio. A gente precisa mudar a cultura que está enraizada, porque vivemos nesta correria e é tão automático pegar o que está ali, ao alcance da prateleira do supermercado, porque fazemos isso há anos”, sinaliza.  

A partir da próxima semana, o link para comprar o e-book, que custa R$ 34,90, estará disponível nas páginas do Instagram de Dioneide e do Pranna Bistrô. Ao acessar o link e fazer o pagamento, o usuário receberá via e-mail o acesso ao livro digital.


Foto: divulgação/Amanda Rezer
Receitas podem substituir refeições com produtos derivados do leite
Receitas podem substituir refeições com produtos derivados do leite

Foto: divulgação/Amanda Rezer
Dioneide é empresária e autora do e-book
Dioneide é empresária e autora do e-book

Arte: divulgação/Amanda Rezer
Livro conta com receitas variadas de laticínios vegetais
Livro conta com receitas variadas de laticínios vegetais