compartilhe >>

Brigada Militar deflagra operação contra abigeato no Vale do Rio Pardo


Publicado 07/04/2021 08:56
Atualizado 07/04/2021 11:35

Polícia   AÇÃO POLICIAL

Uma operação da Brigada Militar realizada na manhã desta quarta-feira (7) mobiliza dezenas de policiais militares da região no interior de Vale Verde. A ação conta com 15 viaturas da BM, incluindo de Santa Cruz e Venâncio Aires, e a operação mira os crimes de furto e abigeato na região. 

Os policiais concentraram-se nesta manhã em uma propriedade do interior de Vale Verde, onde iniciaram os trabalhos com o auxílio de cães farejadores, além de viaturas da Força Tática. Conforme o comandante do 23º Batalhão de Polícia Militar, Tenente-coronel Giovani Paim Moresco, a operação foi desencadeada após informações coletadas, em 2019, após um roubo a banco no município. "Durante o cerco policial, acabamos coletando várias informações que levaram também a contribuir com a análise do crime de furto abigeato", explica. 

Segundo ele, a investigação apontou que um lote de gados - sem procedência - foi distribuído em vários campos nas imediações entre ontem e esta quarta-feira, após os abigeatários suspeitarem que a polícia realizaria a ação. "Dois proprietários lindeiros a essas propriedades nos relataram que o gado não pertence a eles. Nossa Patrulha Comunitária do Interior está em contato com a Inspetoria Veterinária para fazer a identificação do gado, assim como o registro por parte dos proprietários informando que os animais não pertencem a eles", diz. No total, são 70 cabeças de gado em um campo e 60 em outro.

A operação cumprida hoje, após ações de polícia ostensiva desencadeadas desde 2019, foi realizada após uma apreensão de terneiros em Passo do Sobrado no dia 29 de março, depois dos animais terem sido furtados no município de Rio Pardo. "Essa apreensão feita há poucos dias acabou sendo o fator decisivo para concretizarmos hoje essa operação, que ainda terá muitos desdobramentos", antecipa.


Foto: Guilherme Bica / Portal Arauto
Ação mobilizada dezenas de policiais na manhã desta quarta-feira no interior de Vale Verde
Ação mobilizada dezenas de policiais na manhã desta quarta-feira no interior de Vale Verde

Foto: Guilherme Bica / Portal Arauto
Brigada Militar deflagra operação contra abigeato no Vale do Rio Pardo