compartilhe >>

Cerimônia da Paixão é celebrada pela Paróquia Santa Teresa, em Vera Cruz


Fonte: Grupo Arauto
Publicado 02/04/2021 16:18
Atualizado 02/04/2021 16:21

Geral   SEXTA-FEIRA SANTA

Como parte da programação da Semana Santa, que celebra a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo, a Paróquia Santa Teresa, de Vera Cruz, celebrou missa da paixão nesta sexta-feira (2), que teve início por volta das 15h. Mesmo sem a tradicional celebração, quando a Igreja ficava lotada na data, neste ano a cerimônia pôde ser acompanhada pelos fiéis online, através da página no Facebook da Paróquia.

A cerimônia deu início contemplando o mistério da cruz, redentora de Cristo, lembrando que de sua morte veio a vida e a salvação. Que seu amor extremado foi gerador de vida, aquele que é o cordeiro imolado anunciou o reino e passou fazendo somente o bem, e que Ele foi condenado por causa de seu amor e de sua fidelidade ao Pai. Dessa forma, pediu-se aos fiéis que sejam gratos para com o Senhor, pois a Ele se deve tudo.

A missa foi presidida pelo padre Dionísio Kist que lembrou, a partir das palavras de Papa Francisco, que a Sexta-feira Santa é dia de penitencia, jejum e oração. Frisou, ainda, que através dos textos da sagrada escritura e das orações litúrgicas todos estarão como que reunidos no calvário para celebrar a Paixão e a morte redentora de Jesus Cristo. “Na intensidade desse rito de ação litúrgica ser-nos-á apresentado o crucifixo para o adorar. Ao adorarmos a Cruz, estaremos revivendo o caminho do cordeiro inocente, imolado pela nossa salvação. Teremos na mente e no coração o sofrimento dos doentes e dos pobres, recordaremos os cordeiros imolados, vítimas inocentes de guerras e violência. Levaremos, diante da imagem de Deus crucificado e em oração, os numerosos crucificados de hoje, que só Dele podem receber o alívio e o significado do seu sofrimento”, citou o padre.

Na sequência, deu-se inicio a Oração da Via Sacra, onde os fiéis rezaram as 14 estações da Paixão de Cristo, acompanhando o percurso de Jesus ao carregar a Cruz, desde o Pretório de Pôncio Pilatos até o Monte Calvário.

Em segundo momento, todos foram convidados, mesmo que de suas casas, a rezar a Oração Universal, por todos os povos e toda a humanidade. Após, voltaram-se os olhares para a Cruz de Jesus Cristo para adorá-lo presente na Cruz. “Adorando a Cruz, adoramos o Senhor e agradecemos o seu amor pela humanidade, lembrando aqueles que carregam a cruz da miséria, do desemprego, do sofrimento e do abandono”, disse padre Dionísio.


Foto: divulgação
Fiéis participaram de forma online da Oração da Via Sacra
Fiéis participaram de forma online da Oração da Via Sacra