Feed de Negócios
compartilhe >>

Ingrid Wendland Santanna: 30 anos de paixão pela medicina


Publicado 03/04/2021 18:40
Atualizado 03/04/2021 18:48

Feed de Negócios   FEED DE NEGÓCIOS

Aos 57 anos, Ingrid Wendland Santanna contabiliza 30 de uma história profissional repleta de amor, conquistas e realizações. A médica santa-cruzense, especialista em Otorrinolaringologia, tem três décadas de lembranças para recordar. Entre elas, o carinho pela cidade natal, muito estudo, capacitações, a vida em família e em sala de aula.

Tudo começou na Terra da Oktoberfest, onde concluiu o segundo grau no Colégio Mauá e partiu rumo à capital para realizar a graduação em Medicina. Foi lá que ela fez sua residência e também o Mestrado. "Fiz várias formações complementares em cirurgia, polissonografia (avaliação do ronco, apneia e qualidade do sono) e imunoterapia para rinite alérgica. A medicina exige uma atualização permanente", destaca.

Atualização que gera frutos. Desde a primeira turma do Curso de Medicina da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Ingrid atua como professora das disciplinas de Otorrinolaringologia e tutoria. Funções que exerce com muito carinho. "Adoro o que faço! Nem acredito que já se passaram mais de 30 anos desde que iniciei a trabalhar. Participo sempre dos Congressos Nacionais e Internacionais e apresentamos trabalhos científicos produzidos juntamente com os alunos da Medicina Unisc. Eles são fantásticos! Me estimulam diariamente! Ser professora é um desafio tanto na produção do conhecimento quanto na formação pessoal com conceitos de ética, respeito e comprometimento", se orgulha ela que já foi escolhida três vezes como paraninfa e homenageada.

Na vida como médica, também coleciona momentos importantes, como quando se mudou para um consultório maior. Já são nove anos em um espaço com várias salas de atendimento, inclusive com decoração pediátrica em uma delas. Em outros cômodos, sala para emergências, esterilização e também uma copa para um breve descanso. "Onde trabalhamos e passamos boa parte do dia deve ser confortável, tecnicamente adequado e ter nosso toque pessoal", acredita. E foi nesse ambiente que teve a chance de viver situações marcantes, como a evolução de pacientes. "Um momento singelo e inesquecível foi quando uma paciente que nasceu com surdez bilateral - e desde bebê acompanhei - realizou implante coclear. Fui me despedir e ela de costas ouviu e disse "Tchau, Dra. Ingrid!" Nem pude acreditar! Hoje ela está na escola e acompanha as aulas normalmente", recorda com alegria.

Outro momento especial foi quando ela foi eleita presidente da Associação Gaúcha de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cervico Facial (ASSOGOT CCF) na gestão 2019/2020. "Justamente neste período foram muitos desafios, mas com a ajuda dos colegas terminei minha gestão muito feliz e realizada. A regional gaúcha é destaque a nível nacional e participamos de muitos eventos como convidados na América Latina. Recebemos o Prêmio Marco Maciel pela Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (Abrig). Este prêmio foi pela atuação na pandemia da Covid-19, quando todos otorrinolaringologistas gaúchos foram testados. Nossos concorrentes finalistas, entre outros, eram a a Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, o Banco Itaú e mineradoras. Só chegar como finalista já era espetacular, mas quando nos chamaram meu coração bateu acelerado mesmo", resume.

Sempre atuante em campanhas de orientação à comunidade, Ingrid possui uma rotina repleta de planejamento e atividades. Divide seus momentos com a família, que significa tudo para ela, com a organização do trabalho e dos estudos. "Acabei uma capacitação em imunoterapia (testes alérgicos e vacinas para rinite alérgica). Estou trabalhando ainda numa comissão da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e o network é maravilhoso", destaca. Para o futuro? Seguir na Universidade e sempre trabalhar com prazer e alegria, o que a faz muito feliz.

Vida pessoal

Enquanto esperam a pandemia passar para voltar à rotina de beach tennis, golfe e encontros com amigos, Ingrid e o marido Ivan focam em outro hobbie: aguardar, com ansiedade, o nascimento do primeiro neto. "Meu filho Daniel mora em Atlanta (USA) e minha nora Paula - também médica otorrino - está no último trimestre da gestação de Erick. Estou curtindo muito à distância pelo celular", conta.

Mesmo de forma virtual, Ingrid vibra pelas conquistas do filho, assim como se orgulha da trajetória de publicitária da filha Fernanda, que constrói sua história em São Paulo. "Sinto saudades, mas sei que estão felizes e realizados profissionalmente", salienta. Foi ao lado da filha, inclusive, que a médica fez uma de suas maiores aventuras: a Caminhada de Compostella na Espanha em 2017. "Amo viajar e conhecer novas culturas. Estou sempre com a mala pronta!", diz.


Foto: Divulgação
Ingrid é médica há mais de três décadas
Ingrid é médica há mais de três décadas

Foto: Arquivo Pessoal
Nas horas vagas, gosta de praticas esportes
Nas horas vagas, gosta de praticas esportes

Foto: Arquivo Pessoal
Pela internet, ela aguarda a chegada do primeiro neto
Pela internet, ela aguarda a chegada do primeiro neto

Foto: Arquivo Pessoal
Ingrid é otorrinolaringologista e professora universitária
Ingrid é otorrinolaringologista e professora universitária

Foto: Arquivo Pessoal
Registro com a filha durante a Caminhada de Compostella na Espanha em 2017
Registro com a filha durante a Caminhada de Compostella na Espanha em 2017