compartilhe >>

Saiba quais serviços irão funcionar neste feriadão de Páscoa em Santa Cruz


Publicado 01/04/2021 12:00
Atualizado 01/04/2021 12:21

Geral   FIQUE ATENTO

Em função do feriado de Sexta-feira Santa e também da Páscoa, comemorada no domingo (4), alguns serviços irão sofrer alteração nos horários de funcionamento em Santa Cruz do Sul. Diante disso, quem ainda precisa fazer compras ou realizar algumas tarefas necessita se programar e ficar atento aos horários de atendimento. 

Contudo, vale destacar que nesta quinta-feira, a partir de diálogo com entidades e prefeitos, o Governo do Estado decidiu permitir a abertura de atividades não essenciais, como o comércio e restaurantes, apenas no sábado (3), entre 5h e 20h. No entanto, a suspensão geral das atividades foi mantida para a Sexta-feira Santa (2) e o domingo de Páscoa (4). 

Confira a seguir como ficam os atendimentos dos seguintes serviços:

SAÚDE

Na área da saúde, estarão funcionando na sexta (2), sábado (3), e domingo (4), o Pronto-Atendimento do Hospital Santa Cruz, Hospitalzinho, Cemai,  Samu, UPA, Ambulatório de Campanha, Caps AD e plantão dos transportes. 

CANIL MUNICIPAL

Funcionará em regime de plantão para atendimento de urgência e emergência na sexta, 2, sábado, 3,  e domingo, 4, através do acionamento da Guarda Municipal, pelo 153.

VARRIÇÃO MANUAL DE RUAS

Plantões na sexta, sábado e domingo das 5h às 11h.

RECOLHIMENTO DE LIXO

O recolhimento de lixo pela Conesul será normal. Já as coletas de materiais recicláveis feitas pela Coomcat, não ocorrerão nesta sexta-feira, sendo retomadas na segunda.

REDES HÍDRICAS

Plantões na sexta, sábado e domingo, das 7h45min às 11h45min e das 13h30min às 17h30min. Caso haja chamada de urgência ou emergência, o atendimento será realizado fora deste horário de plantão, conforme demanda.

FEIRAS RURAIS

Na sexta-feira haverá atendimento na Feira Central, das 7h ao meio-dia. Nos sábados as feiras dos bairros funcionarão normalmente dentro de seus horários habituais.

EMERGÊNCIAS

Guarda Municipal de Defesa Civil podem ser acionadas pelo 153, enquanto o Samu é pelo telefone 192.

SUPERMERCADOS

Segundo o Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios dos Vales do Rio Pardo e Taquari (Sindigêneros), as empresas do comércio varejista de gêneros alimentícios, como supermercados, hipermercados, entre outros, têm permissão para abrir na sexta-feira, mas devem ficar fechados no domingo. Nesta sexta, por exemplo, os estabelecimentos ficam abertos até as 12h e das 16h às 20h. No sábado, o horário de atendimento será normal, até as 20h.

BANCOS

Já de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências bancárias de todo o país estarão fechadas neste feriado, mas a alternativa é utilizar os canais de atendimento como mobile e internet banking, caixas eletrônicos os quais seguem operando normalmente.

IPE SAÚDE

No caso do IPE Saúde, o atendimento presencial segue suspenso por conta da pandemia e da bandeira preta do Distanciamento Controlado. Todos os serviços aos usuários estão permanentemente disponíveis no atendimento digital.

SHOPPINGS

Quanto ao horário de funcionamento dos shoppings de Santa Cruz, no Shopping Germânia, nesta sexta-feira, as lojas estarão fechadas, assim como no sábado e domingo, em virtude da cogestão. O Super Alegria, situado no Germânia, nesta sexta-feira irá atender das 8h30min às 12h e das 16h às 19h, com horário para o grupo de risco sendo das 8h30min às 9h. No sábado o horário de atendimento no supermercado será normal aos outros dias da semana, das 8h às 20h30min, e no domingo estará fechado. No Restaurante Guloso, tanto no sábado quanto no domingo, haverá atendimento apenas no formato delivery ou no sistema pague e leve. 

Já o Shopping Santa Cruz ficará aberto nesta sexta-feira das 11h às 22h e contará com a praça de alimentação nesta sexta. Contudo, no domingo o atendimento apenas se dará bo formato delivery ou no sistema pague e leve.

TRANSPORTE COLETIVO

Nesta sexta-feira e no domingo haverá transporte coletivo, mas em apenas alguns horários. A relação completa das linhas pode ser conferida clicando aqui.

SINE, CORREIO E LOTÉRICA

Agências de todo o estado estarão fechadas nesta sexta-feira e retomam o atendimento ao público na segunda-feira (5). Tanto a agência dos Correios quanto as lotéricas estarão fechadas nesta sexta-feira.

RAPIDINHO

Operação do Rapidinho fica suspensa nesta sexta-feira e sábado em Santa Cruz. Por conta do feriado, cobrança encerra nesta quinta e só retorna na próxima segunda-feira. 


Foto: Divulgação
Em virtude do feriadão, diversos serviços terão alteração no horário de funcionamento
Em virtude do feriadão, diversos serviços terão alteração no horário de funcionamento