compartilhe >>

Sem festejos, Vera Cruz entra no clima de Páscoa com decoração especial


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 30/03/2021 11:00
Atualizado 30/03/2021 11:49

Geral   CELEBRAÇÃO

Mais uma vez a Páscoa será diferente em função das restrições impostas pela pandemia. As grandes comemorações em família, com a mesa cheia no almoço de domingo e os abraços na troca de chocolates devem ficar, quem sabe, para o ano que vem. Apesar de o momento exigir distanciamento social, também motiva a criatividade para celebrar a ressurreição de Jesus Cristo e aguardar o Coelho. Em Vera Cruz, por exemplo, mesmo com a suspensão das programações alusivas à data, pontos da cidade ganharam decoração especial. Até mesmo em casa, com a pausa nas aulas presenciais, os pais têm envolvido a criançada na confecção de ninhos e delícias culinárias, mantendo aceso o espírito da época.

O clima foi espalhado pela Capital das Gincanas na última semana, quando pontos como a Praça José Bonifácio, Caixa D’água, Prefeitura e o trevo entre as ruas Roberto Gruendling e Martim Francisco foram decorados com diversos símbolos: ovos, cenouras e coelhos de pelúcia gigantes, e até carro do coelho em formato de cenoura. A servidora Glegir da Silva, que participou da confecção e montagem dos cenários, conta que foram reaproveitados materiais como roupas doadas pela comunidade para vestir os coelhos, caixas de frutas repassadas por supermercados que se transformaram em carrinhos de mão, além de restos de tronco de árvores, isopor e itens que sobraram da decoração natalina do ano passado.

O secretário Municipal de Cultura, Turismo, Esportes, Lazer e Desenvolvimento Econômico, Rafael Moraes, explica que a ideia é espalhar alegria pela cidade em um momento tão difícil (de pandemia). “O projeto inicial contemplava mais espaços dentro da praça, porém, como não queremos causar aglomeração no local, espalhamos a decoração pela parte central da cidade, para que as pessoas que passam por esses pontos possam apreciar e serem contagiadas pelo clima de Páscoa”, revela.

EM CASA, DIVERSÃO

As pequenas Rafaella e Laura Schultz Silveira, de seis e quatro anos, gostam de se divertir com atividades diferentes e criativas, incentivadas pelos pais Daiani Schultz Silveira e Darlan Pereira Silveira, bem como pela EMEI que frequentam, a Sabor de Alegria. Dessa forma, com a proximidade da Páscoa, na semana passada, elas se divertiram na pintura de cascas de ovos de Ema. “Esses ovos foram trazidos pelo meu primo, de Cachoeira do Sul, no ano passado e acabei guardando as cascas, à espera de um momento legal em que pudesse usar. E elas adoraram, por serem ovos maiores. Cada uma pintou dois ovos e amaram, pois gostam de misturar as tintas e criar novas cores. Nesta semana, nossa atividade vai ser a confecção de cricri para colocar dentro”, diz a mãe.  

A diretora da escolinha, Cintia Piccinini, salienta que atividades diversas foram propostas para cada turma, entre elas, a confecção de ninhos, utilizando caixas ou recipientes, bem como os materiais encaminhados pelas professoras, como tinta, glitter, papel picado, algodão e papel crepom. “Pedimos que os pais estimulassem os pequenos a utilizarem os materiais enviados pelas profes Lúcia, Carine P., Adriana, Carine Z. e Tatiane, que se esforçaram tanto em elaborar as atividades, e conversassem com as crianças sobre o significado da data”, revela.

E foi o que Daiani fez. Segundo ela, durante a atividade, explicou às meninas o real significado da Páscoa - a ressurreição de Jesus Cristo – e a simbologia de que cada um precisa manter a esperança dentro de si, como no momento atual. Além disso, Daiani revela que o plano para o próximo domingo é esconder os ninhos pelo quintal de casa, para que Laura e Rafaella possam procurá-los, mantendo vivos o espírito de criança e a crença no Coelho da Páscoa.


Foto: Jornal Arauto / Taliana Hickmann
Sem festejos, Vera Cruz  entra no clima de Páscoa com decoração especial


Foto: divulgação
Sem festejos, Vera Cruz  entra no clima de Páscoa com decoração especial


Foto: Jornal Arauto / Taliana Hickmann
Sem festejos, Vera Cruz  entra no clima de Páscoa com decoração especial