Avançam obras para Aeroporto Luiz Beck da Silva receber voos da Azul


Por: Portal Arauto
Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 25/03/2021 19:00
Atualizado 25/03/2021 19:48

Geral   PELO CÉU

A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Seoi) corre contra o tempo para finalizar até a metade do mês de abril as intervenções necessárias para deixar o Aeroporto Luiz Beck da Silva apto a receber voos da companhia Azul Linhas Aéreas. Cinco lagos existentes no local estão sendo parcialmente fechados para eliminar os desníveis acentuados no terreno e assim garantir a segurança necessária nas operações de pouso e decolagem.

De acordo com as normas estabelecidas para a viabilidade dos voos, a partir do eixo da pista, 40 metros de cada lado devem estar totalmente livres de obstáculos. Essa é uma exigência da Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC) desde 2008 e foi alvo de apontamento por parte do Ministério Público (MP). Hoje os lagos invadem essas medidas, o que representa um risco para a movimentação dos aviões, em razão da diferença de nível. 

As intervenções começaram no início de março. Equipes e máquinas – duas dragas e nove caminhões traçados – estão envolvidos nos trabalhos que acontecem diariamente no local. Para eliminar os desníveis acentuados no terreno serão necessários cerca de 11 mil metros cúbicos de solo.

O material utilizado para o fechamento de parte dos lagos está sendo retirado da própria secretaria, e é descarte de obras, conforme informou o secretário Edmar Hermany. “Essa terra foi se acumulando lá ao longo dos anos e agora tivemos a sorte de poder usar aqui, sem mais custos para a prefeitura, a não ser o combustível e a mãe de obra dos próprios servidores. Estamos fazendo uma economia que chega a R$ 600 mil”, disse ele.

O coordenador dos trabalhos de adequação no aeroporto, Ricardo Bringmann, servidor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, faz questão de salientar que os lagos não serão fechados totalmente. “É uma preocupação que a comunidade tem demonstrado, até em razão da fauna existente. Mas podemos garantir que isso não será feito, somente a intervenção necessária para garantir a segurança dos voos”, afirmou.

Sobre o material depositado será colocada mais uma camada de terra orgânica e por cima leivas para igualar ao gramado já existente nas laterais. Também está a cargo da Seoi a execução de roçada em toda a área do aeroporto. “Vai ficar muito bonito e será um novo ponto turístico de Santa Cruz do Sul”, disse o secretário. A ideia, segundo ele, é instalar também, por questões de segurança e de embelezamento,  iluminação de led no acesso ao aeroporto. Um pedido para elaboração de projeto será encaminhado à Secretaria Municipal de Segurança, Transporte e Mobilidade Urbana (Sestmu). 

As intervenções no Aeroporto Luiz Beck da Silva incluem ainda a instalação de canaletas na área de abastecimento das aeronaves para o caso de possíveis vazamentos de óleo, pavimentação da área de manobras, pintura da pista, colocação de placas indicativas nas cercas, reforma da sala de embarque e treinamento de agentes da Guarda Municipal,  responsáveis por realizar a segurança no local. 
A previsão para início dos voos, que estava estimada para o mês de maio, não deve se confirmar e um novo prazo será agendado conforme o andamento dos trabalhos.


Foto: Divulgação
Aeroporto Luiz Beck da Silva está em obras para receber voos da Azul
Aeroporto Luiz Beck da Silva está em obras para receber voos da Azul