compartilhe >>

Em carreata, professores pedem vacinas para todos e manutenção de aulas remotas


Publicado 24/03/2021 10:20
Atualizado 24/03/2021 10:53

Geral   SANTA CRUZ

Professores e funcionários de escolas estaduais realizaram na manhã desta quarta-feira (24) uma carreata pelas ruas de Santa Cruz do Sul em um pedido por vacina para todos e manutenção das aulas remotas. Conforme a diretora do 18º núcleo do Cpers, Cira Kaufmann, a comunidade escolar acredita não haver condições de retornar ao ensino presencial no pior momento da pandemia e sem imunização total para a população gaúcha.

Segundo ela, a manifestação foi motivada após o governador Eduardo Leite sinalizar no sentido da retomada das atividades presenciais. "Não podemos retornar num momento em que no Estado do Rio Grande do Sul não tem leitos disponíveis de UTI e nem leitos hospitalares. Ainda temos lista de espera. É o pior momento da pandemia e lamentavelmente o governador, de forma irresponsável, quer chamar a volta das atividades. Nós queremos vacinas para todos. Para salvar as vidas do Estado do Rio Grande do Sul e também do Brasil", destacou.

Além disso, o grupo protestou contra o fechamento de escolas e turmas do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA), o que impede que alunos trabalhadores tenham acesso ao ensino. "Queremos denunciar também que, sem discussão com a comunidade, a Guilherme Simonis teria fechado esse ano. Ela só se mantém aberta porque o município está assumindo. É um desrespeito com a comunidade escolar. Fora isso, também, nós estamos seis anos sem reposição salarial, com nossos salários completamente fora da realidade e ainda com muitos aposentados voltando a contribuir para o IPE Previdência", relatou.

Embora a carreata, após passar por diversas ruas de Santa Cruz do Sul, tenha se concentrado em frente à 6ª Coordenadoria Regional de Educação, a intenção do grupo é dialogar com os responsáveis diretamente na capital. "O contato se dará em Porto Alegre, com a direção central. Não temos expectativa de conversar com a Coordenadoria, mas manifestar de público toda a insatisfação", disse.

Leia mais: Escola de Ensino Fundamental Guilherme Simonis será municipalizada


Foto: Guilherme Bica/Portal Arauto
Manifestantes foram até a 6ª Coordenadoria Regional de Educação
Manifestantes foram até a 6ª Coordenadoria Regional de Educação

Foto: Guilherme Bica/Portal Arauto
Carreata percorreu diversas ruas de Santa Cruz do Sul
Carreata percorreu diversas ruas de Santa Cruz do Sul