Escola de Ensino Fundamental Guilherme Simonis será municipalizada


Por: Portal Arauto
Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 22/03/2021 16:45
Atualizado 22/03/2021 16:47

Geral   SANTA CRUZ

A Escola Estadual de Ensino Fundamental Guilherme Simonis, localizada no distrito de Boa Vista, passará a se chamar Escola Municipal de Ensino Fundamental Guilherme Simonis, Isso porque a instituição não será mais desativada. Na manhã desta segunda-feira (22), a prefeita Helena Hermany, assinou no salão nobre do Palacinho, ofício que será encaminhado ao secretário estadual de Educação, Faisal Karam, solicitando a municipalização do educandário. 

Desde 2015 a escola vem enfrentando problemas, em razão da gradativa redução no número de alunos, conforme revelado pelo Censo Escolar. Dificuldades com a questão do transporte, a adoção da multisseriação, depois o turno único, só agravaram a situação. A possibilidade que vinha sendo aventada, a de transferência dos poucos estudantes para outra escola, não agradou a comunidade e assim, pais, alunos e professores se mobilizaram para evitar o fechamento. Com apoio dos vereadores, o poder público se mostrou sensível à demanda. 

No documento que será encaminhado agora ao governo do Estado, a prefeita ressalta que o poder público municipal está sensibilizado pela importância da escola para a comunidade e que, por isso, toma para si a iniciativa de assumir o desafio de agregar à rede municipal essa instituição de grande relevância educacional e histórica para o território de Santa Cruz do Sul.  

A Prefeitura alega que dispõe de capacidade financeira para arcar com as despesas e também, por meio de ofício solicitando a cessão de uso, manifestou interesse em permanecer com o prédio, mobiliário, equipamentos e os servidores que hoje estão vinculados à escola. Para Helena prevaleceu o interesse maior no entendimento entre a 6ª CRE e o Município para a solução do problema. “A escola é um foco irradiador, Quando a comunidade perde uma escola, isso é muito triste, é motivo de luto, portanto quando se pode juntar forças e impedir que algo assim ocorra, é uma enorme alegria”.

O responsável pela 6ª CRE, Luiz Ricardo Pinho de Moura, ressaltou a grandeza dos gestores municipais no acolhimento dessa importante demanda. “Os interesses da comunidade foram ouvidos. A grandeza da prefeita, que enquanto gestora sempre carregou consigo essa questão da humanização, só antecipou um processo que ocorreria em 2022”, destacou.

Durante a reunião, o vereador Jair Eich destacou a importância da mobilização em torno da permanência da escola para continuar atendendo a comunidade. “Sendo um filho da terra eu não poderia deixar de pedir pela comunidade. Nossos antepassados lá se alfabetizaram, por isso me senti muito à vontade para pedir e agradeço por termos sido ouvidos”, disse.  Dentre as figuras ilustres que foram alfabetizados na Guilherme Simonis estão o bispo Dom Alberto Etges, o ex-prefeito Arno Frantz e a artista plástica Regina Simonis.

A formalização do pedido de alteração de mantença da instituição ao Estado ocorreu em reunião que contou com a presença do titular da 6ª CRE, Luiz Pinho de Moura, do secretário municipal de Educação, João Miguel Wenzel, dos vereadores Alberto Rech e Jair Eich, da atual diretora da escola, Ângela Scherer, e de representantes da comunidade escolar.


Foto: Luiz Fernando Bertuol
EEEF Guilherme Simonis será municipalizada
EEEF Guilherme Simonis será municipalizada