Polícia

Santa Cruz tem sirenaço em protesto pela morte de policiais vítimas da Covid-19

10 de março de 2021
  • Por
    Kethlin Nadine Meurer
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Guilherme Bica/ Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Ato ocorreu em frente ao Centro Integrado de Segurança Pública, no Bairro Arroio Grande

    Policiais civis realizaram na manhã desta quarta-feira (10) – em frente à sede do Centro Integrado de Segurança Pública de Santa Cruz – um sineraço de três minutos em protesto pela morte de policiais que faleceram vítima da Covid-19 em várias regiões do estado. O ato também ocorreu em outras cidades do Rio Grande do Sul nesta manhã.

    De acordo com o representante local do Sindicato dos Agentes da Polícia Civil do Rio Grande do Sul (Ugeirm), Orlando Brito de Campos Júnior, o momento foi dedicado para exigir que o Governo Federal e do Ministério da Saúde disponibilizem vacina para todos os setores da segurança pública, não apenas policiais civis, mas também rodoviários, federais, militares, guardas municipais e agentes de trânsito: "Porque são profissionais que trabalham na linha de frente ao combate do coronavírus, da mesma forma ou quase da mesma forma que os profissionais de saúde. A manifestação é para alertar as autoridades a nível federal".

    Mortes no estado

    Somente nesta semana foram registradas três mortes de servidores da Polícia Civil, vítimas da Covid-19. No domingo (7) faleceu o escrivão de polícia Marcondes Souza Chagas e na segunda-feira (8) mais duas mortes, do ex-chefe de polícia, delegado Luiz Fernando Tubino, e do dirigente da Ugeirm, comissário Luiz Henrique Lamadril.

    Desde o início da pandemia, foram registradas, também, as mortes do comissário Alan Denis de Mendonça, do escrivão Amarildo Vieira e do escrivão Luiz Gustavo Costa. Na última sexta-feira (5), havia mais de 80 policiais civis com teste positivo para Covid-19. 

    Vídeos curtos