Criação de guarnição de Bombeiros Voluntários é pauta de reunião em Vale do Sol


Por: Portal Arauto
Fonte: Jornal Arauto
Publicado 26/02/2021 10:00
Atualizado 26/02/2021 10:38

Geral   VIABILIDADE DE IMPLANTAÇÃO

Um sonho mais perto de se realizar. Vale do Sol quer implementar um grupo de Bombeiros Voluntários no município. E vontade para que isso aconteça não falta aos munícipes dispostos a desenvolver esta missão.

É que nesta segunda-feira, dia 22, após sessão extraordinária na Câmara Municipal de Vereadores, uma reunião foi realizada para discutir a viabilidade da implantação na cidade, e a presença da comunidade apoiando a causa chamou a atenção.

A iniciativa do projeto é da presidente da comissão e vereadora Julinha Goldschmidt, que desde o início do mandato tem buscado informações inerentes à atuação dos bombeiros voluntários em outros municípios da região.

Nove cidadãos voluntários de três corporações, Passo do Sobrado, Agudo e São Sebastião do Caí e o presidente da comissão provisória de Rincão dos Cabrais estiveram reunidos em Vale do Sol para apresentar o trabalho já implantado nestas localidades, assim como o processo de introdução do grupo nas cidades. “Nós entendemos que o problema existe e que é uma realidade no nosso município, especialmente nos meses do cultivo de tabaco, quando muitos fornos de fumo são totalmente destruídos pelo fogo”, destaca a vereadora.

Julinha salienta ainda que, apesar de Vale do Sol receber atendimento do Corpo de Bombeiros de Vera Cruz, a eficácia no combate aos incêndios por um grupo voluntariado no próprio município será maior. “Estamos com muita vontade e garra. Todos abraçaram a causa para que Vale do Sol ofereça, em um futuro bem próximo, este serviço à comunidade”, frisa.

Entre inúmeros jovens interessados em tornarem-se um voluntário está a rainha do município, Marieli Müller. A soberana é ativa na comunidade. Uma de suas paixões é ajudar o próximo. “Gostei muito da ideia. Se tudo der certo, tanto a implantação quanto a flexibilização no trabalho, quero desenvolver este serviço em prol dos vale-solenses”, enfatiza.

Para ela, é extremamente importante que existam bombeiros à disposição no município. “Seja no combate à queima de estufas, afogamentos ou acidentes, trará mais segurança para a nossa cidade”, salienta.

Julinha explica que mais reuniões entre o Legislativo e o Executivo Municipais devem ser realizadas para alinharem as questões. Os cidadãos que se voluntariarem à missão vão receber curso de capacitação para iniciarem seus trabalhos de combate a incêndios e outros sinistros com primeira intervenção. Mesmo ainda sem data para ser posto em prática, a vereadora frisa que esta realidade está cada vez mais perto de acontecer.


Foto: Divulgação
Reunião sobre os bombeiros voluntários aconteceu nesta segunda-feira, dia 22
Reunião sobre os bombeiros voluntários aconteceu nesta segunda-feira, dia 22