Agricultores investem no cultivo de brócolis em Vale do Sol


Por: Portal Arauto
Fonte: Jornal Arauto
Publicado 23/02/2021 20:00
Atualizado 23/02/2021 21:22

Geral   DIVERSIFICAÇÃO

2021 também é um ano para diversificar. A nova aposta – ou nem tanto – é o cultivo de brócolis em Vale do Sol. Conforme a secretaria de Agricultura, a última safra foi registrada em 2017. Após quatro anos, agricultores vão investir novamente no plantio.

Na última sexta-feira, cerca de 10 produtores estiveram reunidos com a equipe da secretaria de Agricultura do município e com um representante da empresa Grano Alimentos, de Serafina Corrêa, na serra gaúcha para investirem mais uma vez na cultura.

A fábrica de alimentos visitou cidades da região para conquistar interessados na atividade e ampliar o cultivo nas localidades. A empresa atua no segmento de alimentos congelados.

Os agricultores que optaram por investir no cultivo do vegetal têm garantia de compra pela empresa. O preço pago pela Grano Alimentos pelo quilo do brócolis fica na base de R$ 1,75. Além disso, a fábrica é responsável pelo fornecimento das plantas e oferece assistência técnica às propriedades, com orientações quanto ao preparo da terra, manejo e colheita do produto.

Segundo o representante da Grano, Márcio Pedrotti, a produção do vegetal gera rentabilidade aos agricultores. “Além de oferecer qualidade aos produtores, com alta produtividade, agrega renda às famílias”, destaca. O brócolis tem rápida produção, do plantio à colheita são necessários em média 90 dias.

A previsão do Executivo Municipal é de que já no fim de março e início de abril comece a safra no município, em torno de 20 hectares. As plantações vão se concentrar nas localidades de Faxinal de Dentro e Fontes do Vale.

Um dos plantios ficará por conta dos jovens Willian Bencke, de 19 anos e Charles Ricardo Alves, de 22. Os amigos arrendaram um hectare de terra em Faxinal de Dentro para iniciar o cultivo do brócolis. Cerca de 24 mil plantas devem ser cultivadas na primeira safra. “Como meus pais já haviam plantado, nós resolvemos investir na cultura também para diversificar a nossa renda e investir em novos cultivos”, explica Willian.

VERA CRUZ

De acordo com o coordenador do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Gilberto Wink, no município de Vera Cruz oito produtores vão investir no vegetal. Ao todo, 250 mil plantas serão cultivadas em aproximadamente 10 hectares, nas localidades de Mato Alto, Linha Henrique D’Ávila, Entre Rios e Vila Progresso. O início da safra também está previsto para o mês de abril.


Foto: Caroline Moreira/Jornal Arauto
Reunião sobre a safra de brócolis no município ocorreu na Prefeitura de Vale do Sol
Reunião sobre a safra de brócolis no município ocorreu na Prefeitura de Vale do Sol