compartilhe >>

Serviços de Saúde terão horário ampliado em Santa Cruz. Confira


Publicado 23/02/2021 07:36
Atualizado 23/02/2021 08:27

Geral   ATENÇÃO!

Para melhor atender a população, a Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Sul adotou como medida a ampliação de horários em algumas unidades de saúde do município a partir desta quarta-feira (24). Denominadas Unidades Sentinela, as Estratégias de Saúde Familiar Senai, Arroio Grande, Cristal Harmonia, Cohab e Margarida Aurora funcionarão das 7h45 às 11h45 e das 13h às 19h, para atender, exclusivamente, usuários com problemas respiratórios. 

Com isso, nesses locais os atendimentos eletivos estão suspensos. As gestantes dessas unidades devem agendar o atendimento com enfermeiro. Serão mantidos o teste do pezinho, bem como as aplicações de vacina mensais e trimestrais. Quanto aos curativos em pacientes crônicos, a orientação é de que retirem o material nas unidades de saúde, para fazerem o procedimento em seu domicílio.

Vale ressaltar que, em casos de urgência, haverá o acolhimento, e será dado o direcionamento adequado ao paciente. 

Unidades do Interior

As unidades de saúde de Linha Santa Cruz, Pinheiral, Boa Vista, Rio Pardinho e Alto Paredão, deverão atender seus pacientes sintomáticos na própria unidade. Já os usuários das ESF Pedro Eggler e Linha Monte Alverne, deverão procurar atendimento no Hospital de Campanha, Hospitalzinho ou UPA do Esmeralda. A mesma orientação é para os usuários do Ambulatório Central, ESF Progresso, e ESF Esmeralda I e II. 

Outros serviços

No Ambulatório de Campanha, o período de atendimento passará a ser das 7h à meia-noite a partir desta terça (23). Já o Hospital Santa Cruz, em parceria com a Prefeitura, terá mais uma equipe para atendimentos respiratórios, no período das 19h às 23 horas. 

Nas unidades não sentinelas, ficam suspensos os atendimentos noturnos, as reuniões de equipe, contagem de estoque e exames pré-câncer. Suspensas também as visitas domiciliares dos Agentes Comunitários de Saúde, sendo que, em turnos alternados, somente 50% dos agentes devem ficar à disposição na unidade. A sala de vacina permanecerá em funcionamento.


Foto: Guilherme Bica/Portal Arauto
Serviços de Saúde terão horário ampliado em Santa Cruz. Confira