compartilhe >>

Vereadores de Santa Cruz analisam três novos projetos em sessão nesta segunda


Fonte: Portal Arauto e Assessoria de Imprensa
Publicado 22/02/2021 07:50
Atualizado 22/02/2021 09:57

Política   LEGISLATIVO

Três novos projetos de lei ingressaram na pauta da Câmara de Vereadores de Santa Cruz nesta segunda-feira (22). A partir de hoje, as sessões irão iniciar às 16h levando em conta a pandemia, já que atualmente não existe a possibilidade de presença de público. Antes, às 15h, a Secretaria de Saúde apresentará o relatório de gestão.

Dentre as propostas que serão discutidas, está a de autoria do vereador Raul Fritsch, do Republicanos, que proíbe o fechamento das bocas de lobo. Segundo ele, após advertência, o autor será penalizado com multa de 10 UPMs. Fritsch destaca que a ideia é proibir a intervenção e o fechamento, por parte de particulares, das bocas de lobo existentes. “Várias reclamações de pessoas da comunidade vieram trazer esta demanda ao vereador, as quais não concordam com a atitude de particulares fecharem bocas de lobo, concretando-as e outros usarem materiais diversos para tal ação danosa”, cita.

O vereador ainda salienta que o fechamento de bocas de lobo causa gravíssimos problemas ao Município, ao meio ambiente e às pessoas que residem próximas a elas, ocorrendo prejuízo aos cidadãos, que sofrem com a invasão da água em suas propriedades. Tal ação causa, também, prejuízo ao Município, ou seja a todos os santa-cruzenses, uma vez que a administração tem que reabrir estas bocas de lobo e, em muitas casos, refazer o passeio público e o leito da rua, danificados pelo fechamento de bocas de lobo.

Outro projeto que ingressou na pauta é oriundo da Mesa da Câmara, que regulamenta o funcionamento das Frentes Parlamentares. Já o vereador Francisco Carlos Smidt (PSDB) ingressou com uma emenda ao projeto que institui o Programa de Recuperação dos Créditos Tributários Municipais.

Informações

O vereador Raul Fritsch encaminhou pedido de informações à Agerst sobre a majoração dos valores referente à cobrança do serviço de fornecimento de água por parte da Corsan. Alberto Heck (PT) requer informações sobre a autorização, manutenção e substituição de árvores.

Raul Fritsch ainda indica a limpeza dos principais arroios existentes na área urbana, a colocação de redutor de velocidade e placas sinalizando redução de velocidade na Rua Visconde de Mauá e na Travessa Amazonas, a implantação de refúgio no acesso ao Corredor Goerck, a revisão no sistema de drenagem da Rua Professor José Ferrugem.

Nicole Weber (PTB) requer o conserto da ponte que liga as ruas Carlos Kern e Augusto L. Becker, a retirada do canteiro de flores em frente à Brinqmania. Bruno Faller (PDT) indica a influência de aterramento em enchentes no Bairro Schultz, a limpeza nas bocas de lobo da Rua João Martin Buff.

Rodrigo Rabuske requer a instalação e substituição de bocas de lobo antigas por inteligentes, a limpeza na rodovia e ciclovia da Avenida Prefeito Orlando Oscar Baumhardt, a instalação de iluminação pública no trevo de acesso ao Posto de Combustível em Linha Pinheiral, a troca de lâmpadas e melhorias na sinalização no Trevo Fritz e Frida. Também indica à Secretaria Extraordinária de Parceria do  Governo do Estado a implantação de via lateral na duplicação da RSC-287 em Linha Pinheiral.  Também indica à RGE Sul Distribuidora de Energia S/A a troca de poste de energia elétrica na Rua Niderau Farah e na rua Goiás.

O vereador Professor Cleber (DEM) requer a instituição do Programa Virtual de Certidão Negativa de Débitos Municipais, a colocação de boca de lobo na Rua Edwino João Haese. Jair Eich (Progressistas) indica melhorias na tubulação/galerias nas proximidades do Esporte Clube Avenida e na iluminação e limpeza das laterais da Rua João Werlang.

Sergio Moraes (PTB) cobra melhorias no córrego existente entre as ruas Henrique Wieckert e Alegrete, na parada de ônibus da Rua Santa Cecília, a instalação de redutores de velocidade na Rua Juca Werlang.

Luizinho Ruas (PSD) requer a continuação do guard rail na Rua Dep. Júlio de Oliveira Vianna, a implantação de faixa de segurança na Rua Dona Carlota, a destinação de Agente de Saúde para o Bairro Faxinal Menino Deus, a execução de melhorias na Rua Irmã Revocata

Francisco Carlos Smidt (PSDB) imndica a revisão e desobstrução dos bueiros nas ruas Pita Pinheiro, Felipe Jacobs e na Avenida Deputado Euclydes N. Kliemann, a limpeza do Arroio Lajeado, a eliminação de buraco existente na Rua Arthur Germano Fett. Ele indica à brigada Militar a implantação de posto policial e/ou patrulhamento mais efetivo no Bairro Esmeralda.

Gerson Trevisan requer a eliminação de tocos de ligustro na esquina da Rua São José com a Av. Gaspar Bartholomay, o encascalhamento da estrada de acesso a São Martinho.

Tanto a apresentação do relatório de gestão, quanto a sessão, podem ser acompanhadas pelo site da Câmara, pelo canal no Youtube e pelo Facebook, além do Canal 16 da Net.


Foto: Jacson Stulp/Assessoria de Imprensa
Vereadores de Santa Cruz analisam três novos projetos em sessão nesta segunda