Feed de Negócios
compartilhe >>

Juventude somada a experiência: Acisa projeta ações e crescimento empresarial em Vera Cruz


Publicado 20/02/2021 18:49
Atualizado 20/02/2021 18:49

Feed de Negócios   FEED DE NEGÓCIOS

Com mais de três décadas de atuação em Vera Cruz, a Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agropecuária (Acisa) terá no comando pelos próximos anos, uma gestão que une a juventude com a experiência. Eleito o presidente mais jovem da história, o empresário Rafael Iser atuará tendo como braço direito, Ubirajara de Almeida (Bira), figura bastante conhecida no meio e um dos incentivadores para que Iser pudesse construir uma trajetória de muitas ações visando crescimento junto à entidade.

E a ligação de ambos com o meio empresarial iniciou desde muito cedo. Natural da localidade de Mato Alto, interior da Capital das Gincanas, Rafael deixou a lida do fumo com os pais para trabalhar vendendo – de porta em porta - reformas de cadeiras de praia. Após a atividade – da qual ele se orgulha muito – o jovem teve passagens pela rádio comunitária e, por fim, em uma loja de materiais de construção, onde passou a atuar no ramo das tintas. “Trabalhei ainda, durante seis anos, em uma empresa especializada na área das tintas. Depois disso, construí a minha loja, Casa das Tintas, que já completou 10 anos de atividades”, destaca.

Já Ubirajara, que nasceu em Santa Cruz, mas cresceu na Capital das Gincanas, a trajetória profissional teve início no Hospital Vera Cruz, como atendente de enfermagem. Além dessa, Bira teve outras experiências, até se identificar com a área ambiental, hoje, o foco de sua empresa. “Trabalhei muitos anos na captação de água das nascentes para abastecimento humano em todos os municípios da região. Depois disso, me formei em engenharia ambiental e montei a Naturales Gestão Ambiental que, desde 2019 se chama Naturales Engenharia, pois agrega além da ambiental, a engenharia civil e trânsito”, conta.

Credibilidade e oportunidades: uma Acisa diferente,

Apesar de Rafael ter acompanhado a atuação de Bira à frente da Acisa, os dois agora projetam juntos, uma Acisa diferente e com mais oportunidades aos associados. De acordo com o vice-presidente, a criação do conselho consultivo foi o “start” para as mudanças na entidade. “O conselho é formado por pessoas que tem experiências em gestão, desenvolvimento e capacidade administrativa e que, desde o primeiro ano, com muito diálogo entre todos os setores, nos auxiliaram a traçar os objetivos da entidade. Através do conselho aprendemos que, não só a empresa, mas todas as entidades tem que ter os objetivos muito claros e, a partir disso, saber quais ações realizar para fomentar as áreas", analisa.

E uma dessas ações foi a promoção de final de ano que, mesmo em meio às dificuldades da pandemia, conseguiu movimentar a economia de Vera Cruz. "Estávamos em déficit durante dois meses, mas investimos para que o nosso comércio não fechasse as portas. Vimos isso como uma oportunidade de fazer algo para chamar atenção do consumidor local e da região. Conseguimos ultrapassar os objetivos em divulgação, participação de lojas e retornos para a economia local em plena pandemia", afirma Bira.

Dentre promoções para fomentar o comércio, a gestão comandada por Rafa e Bira projeta reuniões e palestras on-lin, cursos profissionalizantes e outras novidades que irão abranger toda a região. "Temos coisas que ainda não podemos divulgar, mas já adiantamos que estamos fazendo frente a alguns empresários de fora para que empresas venham se instalar aqui. Queremos atuar em parceria com a prefeitura de Vera Cruz e ajudar o município a ter renda e gerar empregos. A Acisa tem muito a oferecer. Quem ainda não é associado, associe-se", friza o presidente.


Foto: Maiquel Thessing/Grupo Arauto
Juventude somada a experiência: Acisa projeta ações e crescimento empresarial em Vera Cruz